Curso | Escrita Criativa

 

Os três encontros que compõem esta oficina têm por eixo uma preocupação simples, quase pragmática: será possível acessar a experiência do outro sem parasitá-la? Num momento histórico caracterizado pelo sistemático esvaziamento do discurso empático, a poesia – que tem como uma de suas tarefas históricas revivificar a linguagem – pode ainda tornar o drama humano vibrátil e ombrear-se com a urgência das coisas imediatas sem apaziguá-la? 

A cada sessão, um pequeno exercício de escrita será proposto com vistas a ampliar nossas capacidades imaginativas e imagéticas. Testaremos, a partir do contato com textos escapados ao estrito universo da teoria literária, respostas e procedimentos que tornem nossas práticas literárias mais consequentes e vitais, cuidando de não achatar questões de importância vital a meras “pautas”.         

CONTEÚDO:

  •     Exercícios imaginativos serão propostos no sentido de recolher, recircular e subverter sem pudor mitos das mais diversas ordens como narrativas de presente, passado e futuro, a partir de análises de figuras mitológicas, textos bíblicos, manifestos, entre outras obras;
  •      Leituras de textos dos autores: Jorie Graham, Clarice Lispector, John Maxwell Coetzee, Victor Klemperer, Susan Sontag, Henri Michaux, entre outros.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Ismar Tirelli Neto
(Rio de Janeiro, 1985) é poeta, ficcionista, tradutor e roteirista cinematográfico. Já teve textos publicados em O Globo, Folha de São Paulo, Suplemento Pernambuco, Revista Select, Modo de Usar & Co., Escamandro, Revista Pessoa, Neue Rundschau (Alemanha), Relâmpago (Portugal), Jacket2 (EUA), entre outros. Atualmente, vive em São Paulo e assina uma coluna quinzenal na Revista Pessoa. É autor dos livros “synchronoscopio”, “Ramerrão”, “Os Ilhados”, “Os Postais Catastróficos”, todos lançados pela editora 7Letras, e de “A Mais Ou Menos Completa Ausência” (Ó Editorial) e “Duas ou Três Coisas Airadas” (LUNAParque, em parceria com o poeta Horácio Costa).

 

INFORMAÇÕES:                          

Data: 17, 24 e 31 de julho (quartas-feiras)
Horário: 19h às 22h
Local e endereço: Instituto Adelina – Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 250,00
Vagas: 15 vagas

Materiais: todos os materiais estão inclusos no curso.


Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site:

Inscreva-se

 

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.