Escrita Criativa


SOBRE
Os três encontros que compõem esta oficina têm por eixo uma preocupação simples, quase pragmática: será possível acessar a experiência do outro sem parasitá-la? Num momento histórico caracterizado pelo sistemático esvaziamento do discurso empático, a poesia – que tem como uma de suas tarefas históricas revivificar a linguagem – pode ainda tornar o drama humano vibrátil e ombrear-se com a urgência das coisas imediatas sem apaziguá-la? A cada sessão, um pequeno exercício de escrita será proposto com vistas a ampliar nossas capacidades imaginativas e imagéticas. Testaremos, a partir do contato com textos escapados ao estrito universo da teoria literária, respostas e procedimentos que tornem nossas práticas literárias mais consequentes e vitais, cuidando de não achatar questões de importância vital a meras “pautas”.


CONTEÚDO

  • Exercícios imaginativos serão propostos no sentido de recolher, recircular e subverter sem pudor mitos das mais diversas ordens como narrativas de presente, passado e futuro, a partir de análises de figuras mitológicas, textos bíblicos, manifestos, entre outras obras;
  • Leituras de textos dos autores: Jorie Graham, Clarice Lispector, John Maxwell Coetzee, Victor Klemperer, Susan Sontag, Henri Michaux, entre outros.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Ismar Tirelli Neto (Rio de Janeiro, 1985)  — é poeta, ficcionista, tradutor e roteirista cinematográfico. Já teve textos publicados em O Globo, Folha de São Paulo, Suplemento Pernambuco, Revista Select, Modo de Usar & Co., Escamandro, Revista Pessoa, Neue Rundschau (Alemanha), Relâmpago (Portugal), Jacket2 (EUA), entre outros. Atualmente, vive em São Paulo e assina uma coluna quinzenal na Revista Pessoa. É autor dos livros “synchronoscopio”, “Ramerrão”, “Os Ilhados”, “Os Postais Catastróficos”, todos lançados pela editora 7Letras, e de “A Mais Ou Menos Completa Ausência” (Ó Editorial) e “Duas ou Três Coisas Airadas” (LUNAParque, em parceria com o poeta Horácio Costa).


PARA QUEM É ESTE CURSO?
Pessoas interessadas em escrita criativa e leitura, não precisa ter conhecimento prévio.
 
INFORMAÇÕES
Data: 17, 24 e 31 de julho (quartas)
Horário: das 19h às 22h
Duração: três encontros de 3 horas
Local: Instituto Adelina – Rua Cardoso de Almeida 1285, Perdizes, São Paulo / SP
Investimento: R$ 250,00
Formas de pagamento: cartão de crédito em até 3 vezes, cartão de débito, cheque ou transferência bancária.
Inscrições: até um dia antes do início do curso. Sujeito à lotação.
Inscreva-se

IMPORTANTE
Materiais: todos os materiais estão inclusos no curso
Ficou com alguma dúvida?
Será um prazer conversar com você!
Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 3868-0050.