Sobre a Adelina

A Adelina – Instituto Cultural desenvolve projetos de pesquisa, produção e compartilhamento de conhecimento em arte contemporânea. Situado no bairro de Perdizes, em São Paulo, o instituto promove eventos interdisciplinares, que promovem e difundem proposições artísticas e formativas. Em seu programa, destacam-se exposições de artistas contemporâneos, cursos de extensão, oficinas práticas de formação livre, além de visitas a ateliês, exposições e ações extramuros.

Fundado em 2017, a Adelina favorece intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte, de maneira a tornar viáveis a formação livre e a aproximação da arte e educação em suas variadas linguagens, participando ativamente da formação de públicos variados, entre os quais professores da rede de ensino público, estudantes, crianças e adolescentes – contemplados com programação específica –, idosos, profissionais liberais e o público em geral.

Com programação transdisciplinar, a Adelina – Instituto Cultural pretende firmar-se como um espaço de acolhimento e pesquisa da obra de artistas originários ou residentes na América Latina, assumindo, em sua programação, ações como residências, bolsas de produção a artistas em meio de carreira e ateliês de acompanhamento de projetos, oferecidos a artistas em formação.

 

Missão e valores

Nossa missão

Fomentar a arte, a cultura e a educação e promover intercâmbios culturais entre artistas e curadores, ampliando horizontes, perspectivas e reflexões por meio de nossas ações e programações.

Nossos valores

Ética – Humanismo – Altruísmo – Colaboração – Sustentabilidade – Pluralismo

 

Por que Adelina?

Adelina Morra Luchetti era o nome de uma mulher ímpar, nascida nos anos 1940 em São Paulo. Leitora voraz, amante inveterada da cultura, especialmente da literatura, ela tinha valores como a simplicidade, a resiliência diante dos desafios e o altruísmo. Tinha amor e respeito pelas pessoas mais velhas e pelas crianças, também tinha muito carinho pelos animais e pela natureza.

Conhecida como “Dona Nininha”, Adelina foi a matriarca da família de Fabio Luchetti, idealizador e diretor-presidente do instituto cultural que recebeu o seu nome como uma maneira de homenageá-la. Um nome feminino e forte que, em valores firmes, convergem com o nosso propósito.

“Esperamos que toda a equipe possa praticar os valores que ela sempre insistiu em cultivar nos seus filhos: ética, trabalho, fidelidade e altruísmo. Temos a certeza de que uma instituição que envolva arte, educação e desenvolvimento cultural e social está à altura de seus valores”. Fabio Luchetti, Diretor-presidente da Adelina – Instituto Cultural.

Nossa equipe

Presidente
Fabio Luchetti
 
Diretoria Executiva
Tanyze Marconato
 
Diretoria Artística
Josué Mattos
 
Diretoria de Administração e Finanças
Laura Arbex
 
Diretoria de Educação, Comunicação e Relações Institucionais 
Milena Almeida

Assessoria de Imprensa
Vanessa Fontes

Assessoria Jurídica
Marisa Tomazela

Conselho Fiscal
Antonio Luchetti
Marcio Lauria Filho
Silvia Marconato

 

Núcleo de Estudos em Arte Contemporânea
Julia Lima – curadora
 
Educativo
Gabriela Conceição
 
Produção
Bruna Sizilio
 
Administrativo
Amanda Madeu
 
Comunicação
Tuagência
 
Serviços Gerais
Joel Almeida