Sobre a Adelina

O Adelina Instituto desenvolve projetos de pesquisa, produção e compartilhamento de conhecimento em arte contemporânea. Promove eventos interdisciplinares, que estimulam e difundem proposições artísticas e formativas. Em seu programa, destacam-se exposições de artistas contemporâneos, cursos de extensão, oficinas práticas de formação livre, além de visitas a ateliês, exposições e ações extramuros.

Fundado em abril de 2017, favorece intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte, de maneira a tornar viáveis a formação livre e a aproximação da arte e educação em suas variadas linguagens, participando ativamente da formação de públicos variados, entre os quais professores da rede de ensino público, estudantes, crianças e adolescentes – contemplados com programação específica –, idosos, profissionais liberais e o público em geral.

Com programação plural, pretende firmar-se como um espaço de acolhimento e pesquisa da obra de artistas originários ou residentes na América Latina, assumindo, em sua programação, ações como residências, bolsas de produção a artistas em meio de carreira e ateliês de acompanhamento de projetos, oferecidos a artistas em formação.

Missão e valores

Nossa missão

Fomentar a arte, a cultura e a educação e promover intercâmbios culturais entre artistas e curadores, ampliando horizontes, perspectivas e reflexões por meio de nossas ações e programações.

Nossos valores

Ética – Humanismo – Altruísmo – Colaboração – Sustentabilidade – Pluralismo

Por que Adelina?

Adelina Morra Luchetti era o nome de uma mulher ímpar, nascida nos anos 1940 em São Paulo. Leitora voraz, amante inveterada da cultura, especialmente da literatura, ela tinha valores como a simplicidade, a resiliência diante dos desafios e o altruísmo. Tinha amor e respeito pelas pessoas mais velhas e pelas crianças, também tinha muito carinho pelos animais e pela natureza.

Conhecida como “Dona Nininha”, Adelina foi a matriarca da família de Fabio Luchetti, idealizador e diretor-presidente do instituto cultural que recebeu o seu nome como uma maneira de homenageá-la. Um nome feminino e forte que, em valores firmes, convergem com o nosso propósito.

“Esperamos que toda a equipe possa praticar os valores que ela sempre insistiu em cultivar nos seus filhos: ética, trabalho, fidelidade e altruísmo. Temos a certeza de que uma instituição que envolva arte, educação e desenvolvimento cultural e social está à altura de seus valores”. Fabio Luchetti, Diretor-presidente da Adelina – Instituto Cultural.

Nossa Equipe

Direção Geral
Fabio Luchetti

Direção Administrativa,
Financeira, Captação e Parcerias

Laura Arbex

Produção e Curadoria
Bruna Sizilio
Fábio Luchetti
Curadores Parceiros
Artistas Parceiros

Educação, Comunicação e Relações Institucionais
Gabriela Conceição
Fabio Luchetti
Agências Parceiras
Professores Parceiros

Administrativo
Amanda Silva

Serviços Gerais
Joel Almeida

Assessoria de Imprensa
Marmiroli Comunicação

Assessoria Jurídica
Marisa Tomazela

Comunicação
Liona Agência

Conselho Fiscal
Antônio Luís Luchetti
Márcio Lauria Filho
Silvia Marconato