Residência Adelina

A Adelina Instituto criou, em 2017, o seu programa de residência para artistas latino americanos que realizam trabalhos em diversos suportes e formatos – atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas.

Os artistas selecionados recebem hospedagem, ajuda de custo e verba de produção para a realização dos projetos de pesquisa inscritos. A Adelina Instituto também oferece aos artistas um programa curatorial que compreende programas públicos e debates

abertos, facilidade para encontros com curadores e artistas, acompanhamento crítico, produção executiva e ateliê aberto para debates e visitas agendadas com escolas da região e o público em geral.

Na primeira edição da Residência Adelina, que teve curadoria de Josué Mattos e júri de Camila Bechelany, Galciani Neves, Júlia Lima, Renata Cruz e Vitor César, foram selecionados os artistas Élle de Bernardini (Brasil), Natália Forcada (Argentina), Efe Godoy (Brasil) e Abigail Reyes (El Salvador). A segunda edição teve curadoria de Julia Lima, e júri de Fellipe Morais, Lívia Aquino e Roberta Tassinari. As artistas selecionadas foram: Ana Vela (Equador), Emília Estrada (Argentina), María Sabato (Argentina) e Raylander Mártis (Brasil),

Como participar?

Através de inscrição durante convocatória aberta, os candidatos podem apresentar proposta de projeto de natureza artística a ser realizado durante o período de dois (02) meses na sede do instituto, em São Paulo, com acompanhamento de um (a) curador (a) e mentorias com profissionais experientes nas artes visuais.
Por meio de júri formado por curadores e artistas com larga experiência, são selecionados dois (02) projetos residentes por ciclo, entre os inscritos por brasileiros e estrangeiros, de acordo com as especificações e regras previstas em edital.

 

Residência Adelina 2018
Élle de Bernardinie
Natalia Forcada

 01 a 29.09 de 2018

 

Residência Adelina 2018 

 Ateliês abertos com

os artistas residentes

Abigail Reyes e
Efe Godoy

27.10 a 28.11 de 2018

Ateliês abertos
com Ana Vela e Raylander Mártis

13.08 a 14.09 de 2019

Residência Adelina
Ateliês abertos com as artistas residentes:
Emilia Estrada e
María Sabato Mártis

15.02 a 14.03

Residência Adelina:

aplicabilidades para artistasa

07.07 a 27.08.2020