Exposição Residência Adelina 2018 | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia Forcada

SOBRE
A Adelina Instituto abre a temporada de ateliês abertos com exibição dos processos de pesquisas de Élle de Bernardini e Natalia Forcada, artistas que dividem o espaço dos ateliês da Residência Adelina.

SOBRE AS ARTISTAS
Élle de Bernardini (Brasil, 1991), artista visual, bailarina e butoka. Define-se como uma pessoa transexual de gênero não-binário. Desenvolve pesquisa visual e textual com ênfase na história da sexualidade, biopolítica, e filosofia de gênero. É formada em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dance de Londres. Foi aluna dos mestres de Butô japoneses, Yoshito Ohno e Tadashi Endo. E atualmente cursa Filosofia Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria. 
Natalia Forcada (Argentina, 1981) é cineasta, artista visual e cênica. Licenciatura e docência em Direção de Cinema – Universidad del Cine. Foi jurada e palestrante na Espanha e Argentina. Expôs e realizou residências na Itália, Espanha, Colômbia, Equador, Uruguai e Argentina. Recebeu distinções como finalista no Prêmio ITAU 2018, seleção Bienal PerfoArtNet 2018 Colômbia, Seleção Festival Anima Mundi – Veneza 2017, Finalista Talent Contemporains – Fundação François Schneider 2016, Hors Pistes – Centro Pompidou Paris em Rosario 2014, entre outros.

 

LABORATÓRIO DE PROJETOS FEMINISTAS

O Laboratório de Projetos Feministas integra as atividades da Residência Adelina do projeto “¿Artista, Contemporanea, Emergente? edición Sao Paulo” da artista argentina Natalia Forcada . A proposta do ateliê é trabalhar projetos feministas de arte contemporânea (de diferentes disciplinas). Os dois primeiros dias são dedicados ao desenvolvimento dos projetos selecionados pela artista, ao intercâmbio entre os participantes e avanço das obras. E, no último dia, será realizada uma mostra dos trabalhos no ateliê da artista no Instituto Adelina.

Mostra “Convivência: 13 dispositivos de transformação”

A artista argentina Natalia Forcada se propõe como artista curadora a conviver entre os dias 22 e 28 de setembro de 2018 em seu espaço de residência e, centralmente, seu quarto no Instituto Adelina com as obras das artistas Daniele Queiroz, Gabriela Manfredini, Isabel de Castro, Julia Paccola, Leda Braga, Marcella Morijo, Mariane Simões, Rosa Grizzo, Sil Strass, Sofia Lemos, Thatiana Cardoso e Vera Pamplona.

“Como se vive em seu próprio quarto com os trabalhos de 12 artistas mulheres? Como é viver juntas?

Pensar. Pensar em si. Pensar. Pensar nelas.

O meu nosso. O comum minha realidade. O privado público. O cotidiano também transforma.

Me deitar com 13 subjetividades femininas. Acordar e não ser mais a mesma.”

Exposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia ForcadaExposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia ForcadaExposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia Forcada

Exposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia ForcadaExposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia ForcadaExposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia ForcadaExposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia Forcada

Exposição Residência Adelina | Ateliês abertos com Élle de Bernardini e Natalia Forcada

 

INFORMAÇÕES
Período: 01 a 29.09 de 2018
Horário de visitação: terça à sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

16.08 (quinta-feira), às 19h – Roda de Conversa: Auditório para descontruir tabus, com Élle de Bernardini
11.09 (terça-feira), às 19h – Debate Aberto: Microscopia de gênero na arte contemporânea, com Camila Bechelany, Élle de Bernardini, Julia Lima e Natalia Forcada.
12.09 (quarta-feira), às 18h – Visita mediada à 33ª Bienal de São Paulo, com Josué Mattos
10 e 17.09 (segundas), das 19h às 22h | 22.09 (sábado), das 10h às 17h – Laboratório de projetos feministas, com Natalia Forcada

Ficou com alguma dúvida?
Será um prazer conversar com você!
Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.