1O PRÊMIO DE FOTOGRAFIA | ADELINA INSTITUTO – Encerramento da exposição

ENCONTRO ONLINE | COM OS ARTISTAS PREMIADOS MALU TEODORO, FELIPE CAMILO E LAÍZA FERREIRA E O CURADOR RONALDO ENTLER

SOBRE O ENCONTRO

Artistas premiados e curador conversam com o público sobre seus processos de criação, poéticas e experiência no 1º Prêmio de Fotografia. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Adelina no Youtube e será possível fazer perguntas através do chat.

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Sobre a Artista Malu Teodoro
Nascida e criada em Porto Velho, Rondônia, Malu é mãe, artista multimeios e dedica-se principalmente ao vídeo e à fotografia. Em 2008 graduou-se em Comunicação em Multimeios pela PUC/SP; em 2010/11 cursou o Seminário de Fotografía Contemporánea no Centro de la Imagen, Cidade do México; em 2016/17 fez a FIA, no c.e.m – centro em movimento, Lisboa/ PT, e em 2021 inicia a Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, cidade em que atualmente vive e trabalha. Participou de residências como o LABMIS no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (2013), Dois de lá, dois de cá na Associação Fotoativa em Belém do Pará (2015) e Artist Residency in Motherhood (2020). Em 2018 pariu sua primogênita Inaê e desde então seu trabalho tem sido atravessado por questões sobre a maternidade, ancestralidade e feminismos. Foi contemplada pelo Programa Arte Como Respiro do Itáu Cultural (2020), pela Lei Aldir Blanc (2020), pelo PMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Uberlândia (2021), e pelo Lab Cultural BDMG/artes visuais (2021). Paralelamente experimenta a gravura, a fotografia artesanal, o bordado, a dança, a performance, e produz livros e cadernos.

www.maluteodoro.com | @mariameteora

Sobre o Artista Felipe Camilo
Artista negro cearense com enfoque em fotografia e cinema. Dedica-se ao documental e à experimentação. É doutor em Ciências Sociais e Mestre em Educação Brasileira pela UFC. Pesquisador pela CAPES e pelo Lajus, escreveu tese sobre antropologia, imagem, memória e negritude. Foi professor do Instituto de Cultura e Arte da UFC. É membro do Ifoto/Ce e do Fresta Lab.. É autor do fotolivro Perecível e do livro de artista Álbum Preto. Dirigiu os docs. Memórias do Subsolo, Oestemar, Precorona e Aluá. É co-idealizador do Efêmero Festival de Fotografia Experimental

https://www.felipec.com.br | www.instagram.com/felipecamilo

Sobre a Artista Laíza Ferreira
Nasceu em Ananindeua, em 1988. Vive e trabalha em Natal, Brasil.. Estuda Licenciatura em Artes Visuais na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). A artista parte da ficção, temporalidades não-lineares, memórias ancestrais e recriação de mundos através de fragmentos imagéticos ressignificados. Utilizando a colagem de fotografias, analógica ou digitalmente, apropria-se de imagens encontradas em arquivos pessoais, garimpos e sites de busca para a criação e reconexão de memórias ancestrais, num processo de decolonização da imagem, do olhar e linguagem fotográfica. A carga simbólica de retratos de diversos povos e etnias, paisagens e elementos astronômicos mesclam-se a resíduos, vestígios, pixels e granulações de arquivos de diferentes resoluções. Possui trabalhos expostos em meios físicos e digitais no Brasil, Colômbia e Espanha e em 2020, foi ganhadora do Prêmio Margem Fotografia Potiguar.

https://cargocollective.com/laizaferreira

Sobre o Curador Ronaldo Entler
Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em multimeios pelo IA-Unicamp, doutor em artes pela ECA-USP, pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Entre 2005 e 2010, atuou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Multimeios do IA-Unicamp. Atualmente, é professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

PARA QUEM É ESSE ENCONTRO?

Professores, estudantes e interessados em fotografia, a partir de 16 anos.

INFORMAÇÕES:

Datas: 26 de outubro, terça feira

Horário: às 19h

Local: Transmissão ao vivo pelo canal do Adelina Instituto no Youtube.
Acesse: www.youtube.com/c/AdelinaInstituto

Atividade gratuita!

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.