Lastro – Washington da Selva

1º Prêmio de Fotografia | Adelina Instituto

Trabalho Finalista

Lastro, 2019
Fotografia de arquivo, solvente, comprovante de registro de ponto do trabalhador

Washington da Selva (Carmo do Paranaíba, MG – 1991)
Vive em Juiz de Fora desde 2013.
Da Selva é artista e pesquisador. Possui pesquisa que aborda o trabalho, o deslocamento e a paisagem. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, com pesquisa paralela à própria produção artística.
Atualmente, tem se interessado pelos procedimentos de deslocamento e apropriação na paisagem. Experimenta a construção de uma poética autoetnográfica, onde utiliza de narrativas de experiências familiares de trabalho na zona rural do Cerrado de Minas Gerais. É bolsista do Lab Cultural 2021, programa de incentivo a processos artísticos do BDMG Cultural.
Principais premiações: Prêmio DASartes 2021, com matéria na edição nº 104, em fevereiro de 2021, da Revista DASartes. Prêmio de Fotografia Pierre Verger 2021/22, com exposição da série Lastro (2019) no Palacete das Artes, Salvador – BA, em novembro de 2021 até janeiro de 2022.
Ainda em 2021, participa da residência Esculturas Públicas e Arte na Terra, organizada pelas instituições Carabina Cultural e Galeria quartoamado, onde, atuando como a dupla Da Selva De Simone (com Matheus de Simone), instala sua primeira escultura pública Umbigo de Sarandira, em Juiz de Fora, no distrito de Sarandira.

https://www.washingtondaselva.com/