VISITA TÉCNICA | O vestido de noiva de Tarsila: fragmentos de um casamento modernista

SOBRE A VISITA

Nesta visita técnica os participantes terão a oportunidade de vivenciar pessoalmente a análise de perto deste documento precioso: o traje de noiva de Tarsila do Amaral, na Pinacoteca de São Paulo, junto à Prof. Carolina Casarin.

 

PARA QUEM É ESSA VISITA?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Artes, Ciências Humanas e pessoas interessadas em arte, roupa, moda, modernismo, história do vestuário, alta-costura, figurino, vestidos de casamento, década de 1920, métodos de pesquisa, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Paul Poiret.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Créditos Ana Alexandrino

Carolina Casarin é graduada e mestre em Letras, e doutora em Artes Visuais. Especialista em história do vestuário e da moda, é escritora, pesquisadora, professora e figurinista. É autora de O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda (Companhia das Letras, 2022). Publica artigos e ensaios em livros, revistas e blogs, entre eles “O guarda-roupa modernista: a importância do vestuário para o modernismo brasileiro” (2022), na revista Estudos Avançados, da USP; “O casal Tarsiwald e a maison Paul Poiret” (2022), no livro Modernismos (1922-2022), organizado por Gênese Andrade; “Tarsila em seus vernissages” (2019), na revista Transas: letras y artes de Amércia Latina; “Elegância brasileira” (2017), sobre as fotografias do mineiro Chichico Alkmin, no blog do Instituto Moreira Salles. Em 2021, a convite da Casa Mário de Andrade, ministrou o curso “Alfaiataria e modos de vestir no início do século XX: Oswald, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral”. Por cinco anos foi professora dos cursos técnico, de graduação e pós-graduação do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro. Mantém o blog “Sol e Lua em Leão” (www.carolinacasarin.blogspot.com)

 

INFORMAÇÕES:

Data:  01 de outubro – sábado – das 10h às 12h.

Local: Pinacoteca de São Paulo – Praça da Luz, 02 – São Paulo

Investimento: R$ 120,00

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Ponto de encontro: entrada principal da Pinacoteca

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175