CURSO ONLINE | UMA HISTÓRIA DAS MÃOS

 

SOBRE O CURSO

O curso propõe pensar a história do “desmunhecar” conectada a questões de gênero, raça e classe. No século XVI, o ideal de feminilidade começou a ser construído em imagens pictóricas de mulheres nobres que desmunhecavam.

Veremos como o gesto, que até o século XVIII também aparecia em representações de corpos de homens nobres, a partir da criação do imaginário da mulher histérica no século XIX, passa a conotar fragilidade, tornando-se um insulto para pessoas “afeminadas” no começo do século XX. Para criar a história do desmunhecar, o curso se concentra na observação e interpretação de imagens da história da arte ocidental, da Revista Vogue e da Iconografia da Salpêtrière. Também observaremos os gestos que a tecnologia touchscreen coreografa nesse início de século XXI com foco em vibração e sexualidade.

 

PROGRAMA:

14.09 – Aula 1.  – Século XVI

  • A domesticação da Vênus pelas mãos: da Vênus adormecida a Vênus de Urbino  
  • As mãos das bruxas 
  • A invenção das diferenças coloniais pelas mãos

16.09 – Aula 2 – Século XVII – XVIII

  • Mão e gênero: Luiz XIV e a mão nobre
  • Luiz XV:  a criação do Bordel e a sífilis 
  • Gênero e nobreza

21.09 – Aula 3: Século XIX

  • A mão nas representações da histeria: Iconografia de La Salpêtrière
  • A mulher burguesa: masturbação e vibradores 

23.09 – Aula 4: Século XX

  • Da revista a dança Vogue: subvertendo o desmunhecar
  • A mão no celular: capitalismo touch screen e vibrações 

 

Para quem é esse encontro?

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: Papel, lápis e caneta

 

 SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Fabiana Faleiros é artista-pesquisadora e atua na intersecção entre arte e invenção de pedagogias. Doutora em Arte e Cultura Contemporânea – UERJ. Participou da 10ª Berlin Biennale com o ‘Mastur Bar’, projeto iniciado na Solo Shows Gallery, SP, como exposição individual, que já itinerou pela Áustria, SEX, Taxis Palais – Innsbruck,  Medellin, ’89 noches’, Museo de Antioquia, dentre outras. Em 2017, participou da residência Capacete – Documenta 14, Atenas, Grécia. Já apresentou seus trabalhos em espaços institucionais e autônomos em cidades como Belém do Pará, Varsóvia, Kiev, Viena. Em 2019 foi professora da Escuela Incierta – Lugar a Dudas, Cali, Colômbia. É autora do livro O pulso que cai e as tecnologias do toque, Ikrek, São Paulo, 2016 – Prêmio Proac Livro de Artista. Coordena o grupo de estudos “Minha tese começa assim”, sobre escrita de si, ficção e escrita acadêmica.

 

INFORMAÇÕES:

Datas:  14, 16, 21 e 23 de setembro – terças e quintas-feira

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 8 horas

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Vagas limitadas!
Emitimos certificados

Inscreva-se

 
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.