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CURSO | TRANSCOLONIALISMO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA:
ANNA BELLA GEIGER E ADRIANA VAREJÃO
SOBRE O CURSO
Esse curso objetiva apresentar e debater dinâmicas, críticas e operações sobre o colonialismo materializadas no discurso artístico das duas artistas brasileiras.
Partindo de uma perspectiva baseada nos hibridismos e intercâmbios culturais resultantes de uma revisão histórica proposta pelas artistas em suas obras, busca-se introduzir uma reflexão teórica sobre trans-historicidade, transculturação e transcolonialismo no panorama artístico contemporâneo. Conecta temas consonantes entre as artistas, como novas cartografias, carnes e histórias.
Em três encontros, pretende enfatizar os questionamentos e as operações sobre a própria produção artística, as dinâmicas sociais de culturas híbridas, as determinações de centro e periferia no mundo da arte e o movimento de imagens trans-históricas.
SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR
Mateus Nunes é Doutorando em História da Arte na Universidade de Lisboa, com período de intercâmbio acadêmico como pesquisador visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA). Pesquisador Integrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa (ARTIS-IHA-UL). Professor convidado de teoria e história da arte e da arquitetura na USP e na UFPA. Desenvolve pesquisa predominantemente sobre arquitetura dos séculos XVII e XVIII em Belém; hibridismos e intercâmbios culturais no contexto da produção artística e arquitetônica dos jesuítas na Amazônia Colonial; teoria da imagem e teoria contemporânea da história da arte.
PROGRAMA
Aula 1 – Introdução a um transcolonialismo
Neste encontro, pretende-se apresentar as dinâmicas de colonialismo, decolonialismo e transcolonialismo na (história da) arte. Apresenta novos momentos na historiografia, na filosofia e na teoria da imagem que contribuíram para um novo panorama que discute os hibridismos culturais de países colonizados por nações ibéricas e suas relações com os povos ameríndios oringinários. Serão apresentados, em três encontros, como estas manifestações alinham-se aos discursos de Anna Bella Geiger e Adriana Varejão.
Aula 2 – Hibridismos em Adriana Varejão
Na segunda aula, a partir de análise e debate sobre a produção recente e anterior de Adriana Varejão, apresentam-se conexões e reflexões que a artista propõe com hibridismos de técnicas e imagens, discussões sobre o barroco latino, sobre a construção de identidades dos povos da América Latina após a colonização e sobre o entrelaçamento de culturas na formação política atual. Destaque para a exposição “Talavera”, de 2021, na Gagosian de Nova York.
Aula 3 – Hibridismos em Anna Bella Geiger
No último encontro, discute-se sobre os núcleos de poder, centros irradiadores de imagens, hierarquias políticas na constituição heterogênea de produção artística e valorização cultural nas obras de Anna Bella Geiger. Apresenta questionamentos sobre dualidades, como corpo e conceito, o “eu” e o “outro”, local e global. Reitera uma crítica à crise política brasileira durante a ditadura militar e a violência contra os povos indígenas. Destaque para a exposição “Brasil nativo / Brasil alienígena”, de 2019-2020, no MASP e no SESC São Paulo.
PARA QUEM É ESSE CURSO?
Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.
Materiais: lápis, canetas e papéis
INFORMAÇÕES:
Datas: dias 21, 28 e 30 de setembro – terças e quinta-feira
Horário: das 19h às 21h.
Duração: 6 horas/aula
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.
- Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
- O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.
Investimento: R$ 180
Vagas limitadas – Emitimos certificados
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.