CURSO | TRANSCOLONIALISMO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA:
ANNA BELLA GEIGER E ADRIANA VAREJÃO

SOBRE O CURSO

Esse curso objetiva apresentar e debater dinâmicas, críticas e operações sobre o colonialismo materializadas no discurso artístico das duas artistas brasileiras.

Partindo de uma perspectiva baseada nos hibridismos e intercâmbios culturais resultantes de uma revisão histórica proposta pelas artistas em suas obras, busca-se introduzir uma reflexão teórica sobre trans-historicidade, transculturação e transcolonialismo no panorama artístico contemporâneo. Conecta temas consonantes entre as artistas, como novas cartografias, carnes e histórias.

Em três encontros, pretende enfatizar os questionamentos e as operações sobre a própria produção artística, as dinâmicas sociais de culturas híbridas, as determinações de centro e periferia no mundo da arte e o movimento de imagens trans-históricas.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Mateus Nunes é Doutorando em História da Arte na Universidade de Lisboa, com período de intercâmbio acadêmico como pesquisador visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA). Pesquisador Integrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa (ARTIS-IHA-UL). Professor convidado de teoria e história da arte e da arquitetura na USP e na UFPA. Desenvolve pesquisa predominantemente sobre arquitetura dos séculos XVII e XVIII em Belém; hibridismos e intercâmbios culturais no contexto da produção artística e arquitetônica dos jesuítas na Amazônia Colonial; teoria da imagem e teoria contemporânea da história da arte.

 

PROGRAMA

Aula 1 – Introdução a um transcolonialismo

Neste encontro, pretende-se apresentar as dinâmicas de colonialismo, decolonialismo e transcolonialismo na (história da) arte. Apresenta novos momentos na historiografia, na filosofia e na teoria da imagem que contribuíram para um novo panorama que discute os hibridismos culturais de países colonizados por nações ibéricas e suas relações com os povos ameríndios oringinários. Serão apresentados, em três encontros, como estas manifestações alinham-se aos discursos de Anna Bella Geiger e Adriana Varejão.

Aula 2 – Hibridismos em Adriana Varejão

Na segunda aula, a partir de análise e debate sobre a produção recente e anterior de Adriana Varejão, apresentam-se conexões e reflexões que a artista propõe com hibridismos de técnicas e imagens, discussões sobre o barroco latino, sobre a construção de identidades dos povos da América Latina após a colonização e sobre o entrelaçamento de culturas na formação política atual. Destaque para a exposição “Talavera”, de 2021, na Gagosian de Nova York.

Aula 3 – Hibridismos em Anna Bella Geiger

No último encontro, discute-se sobre os núcleos de poder, centros irradiadores de imagens, hierarquias políticas na constituição heterogênea de produção artística e valorização cultural nas obras de Anna Bella Geiger. Apresenta questionamentos sobre dualidades, como corpo e conceito, o “eu” e o “outro”, local e global. Reitera uma crítica à crise política brasileira durante a ditadura militar e a violência contra os povos indígenas. Destaque para a exposição “Brasil nativo / Brasil alienígena”, de 2019-2020, no MASP e no SESC São Paulo.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 21, 28 e 30 de setembro – terças e quinta-feira

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 6 horas/aula

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.

  • Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
  • O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 180

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.