RODA DE CONVERSA COM ARTISTAS E CURADORES DA EXPOSIÇÃO | ‘Tenho meus olhos abertos, não posso mais escapar’

 

Nesse encontro, os artistas Amanda Falcão, Jéssica Factor, João Ripol e Linoca Souza, e as curadoras Biba Rigo e Thais Marinovic, conversarão com o público sobre o processo da exposição ‘Tenho meus olhos abertos, não posso mais escapar que faz parte da 1ª edição do Programa de Incentivo à Jovens Artistas e Curadores, que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de profissionais formados no campo das artes visuais, viabilizando o contato com o circuito cultural da cidade de São Paulo.

A seleção dos alunos foi formada por uma comissão de professores dos cursos de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC. Sendo avaliado a atuação profissional, portfólio e carta de interesse dos candidatos, que tiveramr formação em 2019.



SOBRE OS ARTISTAS

Jessica Factor — (São Paulo – Brasil, 1993) Bacharela em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Através de diferentes técnicas e processos gestuais de criação, o trabalho da artista transita entre as linguagens pictórica e gráfica. Em sua produção, Jessica Factor aborda temáticas em torno de sistemas orgânicos; suas conexões e expansões, investigando questões de ação e reação dentro de situações muitas vezes caóticas.

Linoca Souza — é Aline Bispo, Ilustradora e Artista Visual. Bacharela em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, também estudou Design de Interiores e Comunicação Visual na rede ETEC de São Paulo. Seus primeiros trabalhos iniciaram foram intervenções pelas ruas de São Paulo, de 2012 pra cá, vem produzindo ilustrações e pinturas onde aponta questionamentos em relação à desigualdade étnica, de gênero e social, temas que desenvolve em oficinas, sendo as mais recentes nos SESCs Pompéia, Interlagos, Jundiaí, São Carlos e União das Mulheres de São Paulo. Linoca também é realizadora da atividade Museu nas Férias, onde realiza mediações em exposições nos períodos de férias letivas, com o objetivo de dialogar sobre arte com quem não costuma frequentar espaços museológico.

Amanda Falcão — (São Paulo – Brasil, 1994) Artista visual e mediadora no ensino não formal. Bacharela em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. A artista trabalha com diversas técnicas e suportes em sua produção, transitando pelo vídeo, performance, fotografia, gravura, cerâmica, colagem, pintura expandida, tridimensional e instalação.

A mulher e sua a relação com os reflexos do patriarcado surgem como abordagem central na pesquisa artística. Explora contrastes sobre a estética e a denúncia de estatísticas de violência contra as mulheres, entre outras questões de gênero e sociais. Através do bordado e outros fazeres artesanais, busca subverter o papel exclusivamente doméstico e feminino.

Amanda Falcão esteve nas últimas duas edições da SP-Arte 2019 e 2018 no estande do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, participou do 25º Salão de Artes Plásticas da Praia Grande entre outras mostras coletivas na UNICAMP, UERJ, FURG e outros centros culturais em São Paulo, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte.

João Victor B. Ripol — (São Paulo – Brasil, 1996) Formado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, João Ripol sempre foi interessado por arte, desenhava desde a adolescência. O artista trabalha com distintas técnicas e suportes tais como pintura com tinta acrílica, resina e spray, aquarelas, gravuras e esculturas. Em 2014 teve o primeiro contato com artistas do universo das tatuagens e desde então foi influenciado por essa estética. A partir desse primeiro contato suas obras passaram a seguir essa linguagem de onde ele tira inspirações e referências. A abordagem central em suas pesquisas artísticas são a imaginação e o surreal gerando sua própria visão de mundo. “A imaginação é a coisa mais poderosa que existe em cada ser humano”.

INFORMAÇÕES:

Data: 11 de janeiro de 2020 – sábado
Duração da roda: um dia
Horário: 15h
Local e endereço: Adelina Instituto – Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: Gratuito
Vagas: 20 vagas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site:

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.