CURSO ONLINE | Teatralidade na Arte Contemporânea

SOBRE O CURSO
O curso busca demonstrar de que maneira as chamadas linguagens tradicionais como a pintura e a escultura passaram a se relacionar de forma cada vez mais intensa com o teatro, a teatralidade e o cinema, no contexto contemporâneo.
Nos seis encontros, será discutido, intensivamente, a partir da análise de percursos artísticos e obras emblemáticas produzidas a partir da década de 1960, de que maneira o universo das artes plásticas se reestruturou diante de uma nova temporalidade e de uma aproximação radical entre “arte e vida”, na qual a teatralidade é decisiva para uma compreensão geral da consistência de seu sentido.
No último encontro, propõe-se o comentário e leitura dramática, ao vivo, com participação de artistas plásticos e atores convidados, da peça “Complexo de Oleanna”, de autoria do ministrante.

 

PROGRAMA

02 de junho – Aula 1 Restauros do Belo Natural: cooperação e competição na arte atual
04 de junho – Aula 2 Processos Biográficos e trilhas sonoras: a biografia como inscrição do mito na realidade
09 de junho – Aula 3 A Pintura entre Parênteses: o fim da autonomia da arte e a retomada da pintura a partir de 1960.
11 de junho – Aula 4 A Originalidade da Repetição: reprodutibilidade técnica e arte conceitual no Brasil e no mundo
16 de junho – Aula 5 A Imagem do Corpo e a Semântica da Participação: a aproximação entre arte e vida através do teatro e do cinema
18 de junho – Aula 6 Roteiro ficcional para o Instituto Inhotim. Proposta de leitura dramática online e comentário, com participação de artistas e atores convidados, da peça “Complexo de Oleanna” (2019), de autoria do ministrante. (verificar a viabilidade).

 

PARA QUEM É ESSE CURSO

Artistas visuais, atores, escritores, curadores, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte, curador e dramaturgo. Graduado em Linguística, mestre e doutor em literatura comparada pela USP, foi, entre 2010 e 2015, pesquisador e artista convidado na Yale School of Drama, nos EUA. Dentre suas curadorias, destacam-se “Abertura 1980:”, em cartaz no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, “Retratos” (2017), na Galeria Millan, “A Zona: Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende” (2009), com o poeta João Bandeira, no Centro Universitário Mariantonia da USP. Foi professor de teoria no bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, trabalhou na Fundação Bienal de São Paulo e no jornal Folha de S. Paulo. Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT de Antunes Filho, apresentou a performance The False Beginners no Movement Research em Nova York (2014). Foi mentor no Yale Playwrights Festival, em 2011. Publicou entrevistas com artistas, escritores e como Nelson Leirner, Tunga, José Resende, Alan Pauls, K.J. Holmes, Robert Storr, entre outros, e é autor de textos como Bela Triste Natureza: Janaina Tschäpe (Revista Jacarandá, 2015), Ilhas de Fato e Ficção (Cosac Naify, 2013), Até onde se pode ir muito longe (Ars, 2007) e da peça Banhistas (SESC, 2005), entre outros. Realizou a exposição individual “Senhor das Nuvens”, com aquarelas e vídeos, na Galeria São Paulo flutuante, entre outubro de novembro de 2019, em São Paulo.

INFORMAÇÕES:

Data: 02 a 18 de junho 
Horário: terça e quinta – das 18h às 19h30
Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 250

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.