Oficina | Roda de conversa com bordado:
O que importa são os modos de viver.

 

Aliando escuta, fala e bordado esta roda se propõe a refletir sobre as seguintes questões:

• É possível traçar uma linha de vida entre a ciência, a filosofia e a arte que possibilite um modo de existir outro, ou seja, aquele que não segue um modelo preestabelecido, mas que cria suas próprias condutas?

• É possível que o reconhecimento e acolhimento das incertezas, acasos e o desejo de persistir no caminho da vida cotidiana, resulte em uma ética afirmativa na produção de bons e alegres encontros que ampliam sensibilidades, lugares e tempos?

Iniciaremos estabelecendo uma conversa com o Movimento das Beguinas – comunidade medieval de mulheres cientistas, artistas e educadoras – e com a experiência contemporânea do grupo de bordado Teia de Aranha – grupo de 10 mulheres que bordam a partir da literatura desde 2001. Ao mesmo tempo realizaremos uma prática de bordado livre e coletivo.

A proposta metodológica desta Roda é fundamentada na Antroposofia e tem como objetivo aliar: o pensar, o sentir e o fazer. Reflexão que se dá no corpo-fazedor e entre corpos-fazedores gerando assim um campo de percepções e possibilidades. É nesse campo que teceremos nossa conversa, não na tentativa de encontrarmos uma única resposta para nossas questões iniciais, mas sim de criarmos [c]o[m]posições potentes para seguirmos pensando a Vida.



PARA QUEM É ESSA OFICINA?
Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Cláudia Soares — Especialista em Psicomotricidade – ISPE – GAE – OIPR, 2002– Especialista em Psicopedagogia – PUC SP, 2005 – ,Especialista em Gestão de Programas Intergeracionais – Universidade de Granada, 2011 –, Especialista em Gestão do Terceiro Setor – IATS, 2011 –, Especialista em Terapias Externas Antroposóficas – ASKLEPIOS: Associação de Massagem Rítmica no Brasil – 2017, Mestre em Gerontologia – PUC-SP, 2018. Atualmente na Associação Travessia atua com crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e no Espaço Conexão Corpo realizando Terapias Externas Antroposóficas e Rodas de Bordado e Feltragem. Experiências na área Pedagógica e Psicopedagogia atuando principalmente nos seguintes temas: longevidade, envelhecimento, aposentadoria, memória, cuidado paliativo, saúde e doença.

INFORMAÇÕES:

Data: 30 de janeiro de 2020 – quinta-feira
Duração do curso: um dia
Horário: das 15h às 17h.
Local e endereço: Adelina Instituto– Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 40,00
Vagas: 20 vagas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site:

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.