←
AULA ONLINE | QUANDO A ARTE VIRA MEME? DISCUSSÕES SOBRE A CULTURA VIRAL NO DIGITAL
SOBRE O CURSO
Neste encontro, iremos enriquecer o debate se os memes podem ser considerados uma forma de arte.
Vamos falar sobre a eterna quebra de paradigmas propostos pela arte e como o teor sarcástico e democrático dos memes no cenário atual de proliferação da internet está definitivamente adicionando um tom divertido, mas também questionador (o que acha?) à nossa vida mundana.
A segunda parte do encontro é para refletirmos juntos. Tragam suas impressões e questionamentos para pensarmos como podemos, e devemos, sempre recorrer a todo tipo de arte em busca de provocação e inspiração.
SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR
Luana Ferrari, é jornalista e colaboradora da plataforma BIGORNA e autora do texto “FAZER RIR É UMA ARTE: A invasão ou inclusão dos memes na discussão e no cenário artístico contemporâneo“. Possui pós-graduação em mediação e cultura e é Mestre em musicologia pela Universidade Paris 8 (França), já trabalhou como Assessora de Imprensa para instituições como Bienal de Arte de SP, Instituto Tomie Ohtake, Sesc SP, entre outros, e atualmente vive em Paris. Na cidade luz, se divide entre o jornalismo, a cultura e a pilotagem do fogão a través do site Luana’s Food Therapy e do Instagram @luferrari12 onde compartilha sua rotina dentro e fora da cozinha (seu habitat natural).
Julia Flamingo é jornalista de arte e fundadora do BIGORNA, plataforma didática de arte contemporânea (@bigorna_art). É formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e história pela PUC-SP. Vive em Lisboa, é mestranda em Culture Studies na Universidade Católica de Lisboa e colabora com matérias sobre arte para veículos do Brasil e Portugal, além de trabalhar para os projetos internacionais Art Curator Grid e 4Cs – From Conflict to Conviviality Through Creativity and Culture, co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia. Trabalhou como repórter e crítica de arte da revista Veja São Paulo entre os anos de 2015 e 2017, e foi assessora de comunicação de eventos como SP-Arte e Bienal de São Paulo.
PARA QUEM É ESSE CURSO?
Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.
Materiais: Papel, lápis e caneta
INFORMAÇÕES:
Data: 18 de setembro – sábado
Horário: das 11h às 13h.
Local: Plataforma ZOOM – disponibilizada um dia antes da palestra.
Cadastre-se gratuitamente no site www.zoom.us ou baixe o app no celular ou tablet
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.
Investimento: R$ 70
Vagas limitadas – Emitimos certificados
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175.