CURSO | PSICANÁLISE E ARTE: COMO SE ESCREVE UM CORPO – ROSÂNGELA RENNÓ

SOBRE O CURSO

“Psicanálise e arte: como se escreve um corpo?” busca oferecer pela psicanálise pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica acerca das formas de inscrição no mundo. Nas aulas vamos pensar sobre as políticas do corpo e os efeitos oriundos de seu lugar na arte e na cultura através das obras da artista Rosângela Rennó, para atravessarmos a maneira que cada poética se inscreve no mundo um corpo através da arte. As aulas serão conduzidas pela psicanalista e crítica de arte, Bianca Coutinho Dias.

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

PROGRAMA

08.07 – Rosângela Rennó – A dimensão da subjetividade e do retrato são parte da pesquisa de Rosângela Rennó. Há alguns anos conseguiu organizar um vasto arquivo de fotografias de identidade feitas por fotógrafos anônimos, do qual se originaram várias operações artísticas voltadas para a desconstrução do código fotográfico, para a apresentação da identidade como dispersão de si.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

AO REALIZAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE

▪ Compreender a partir de contextos a interlocução entre arte, psicanálise e filosofia a partir das artistas apresentadas;

▪ Circunscrever e analisar os conceitos culturais de corpo e arte;

▪ Realizar o diálogo entre leituras de obras a partir de autores da psicanálise, crítica de arte e filosofia

INFORMAÇÕES:

Datas: 08 de julho – quinta-feira

Duração deste curso: 1 encontro – 2 horas

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 70,00

Vagas Limitadas – Emitimos certificados

Professores da rede pública possuem condições especiais

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.