PROGRAMAÇÃO PARALELA ENCONTRO | Olhares Cruzados: diálogos imagéticos e encontros remotos

SOBRE O ENCONTRO

A partir da ideia de diálogo visual, essa breve oficina propõe uma troca de olhares entre participantes no Brasil e no Japão.

Organizada como parte da programação da exposição Mais de 1 é Multidão  que acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade entre maio e junho, os encontros visam o compartilhamento entre os participantes de diferentes territórios.

Em dois encontros, um on-line e o outro híbrido, serão desenvolvidos a partir de um material audiovisual ou texto-visual previamente produzido pelos participantes do Japão, serão produzidas respostas pelos participantes no Brasil.

 

PROGRAMA

23/05 – segunda • online – Inês e Yukie apresentam “de noite penso no dia, de dia penso na noite”

  • Apresentação da proposta da oficina e do material produzido pelos participantes no Japão.

04/06 – sábado • híbrido – Apresentação das “respostas“ dos participantes no Brasil. (presencial)

  • Breve comentário de processo dos participantes no Brasil e no Japão (online)

 

Para quem é esse encontro?

Pessoas interessadas em fotografia e cidade, com conhecimento básico em fotografia.

 

Quem irá conduzir?

Inês Bonduki  :: Fotógrafa, artista, pesquisadora e professora. Arquiteta-urbanista pela FAU-USP, mestre e doutora em Artes Visuais pela ECA-USP. Seus projetos exploram possíveis traduções visuais entre experiências vividas e experiências compartilhadas. Tem trabalhos expostos, publicados e em coleções no Brasil e outros países. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel (2015), Prêmio Foto em Pauta (2016), dentre outros. Desde 2016, ministra cursos em instituições culturais como Instituto Moreira Salles, Fundação Ema Klabin, SENAC. Desde 2020 coordena o Grupo de Estudos em Fotografia e Experiência. Vive e trabalha em São Paulo, mas gosta de se conectar com lugares distantes. https://www.inesbonduki.com/

Yukie Hori :: Indicada ao Prêmio PIPA 2020, é artista visual, designer gráfica e pesquisadora. Bacharel e mestre em Artes Visuais pela ECA-USP e doutora em Artes Visuais pela Tokyo University of the Arts, Japão. Acredita ser uma artista-ensaísta-zuihitsuka, que, de maneira errática, investiga temas de interesse variados, testando diferentes soluções plásticas que tensionam a relação entre espaço, tempo, narrativa e recepção. Participa de exposições e residências artísticas nacionais e internacionais e recebeu os prêmios V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (2014), VI Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça e Rede Nacional Funarte (2011), UNESCO – Aschberg Bursary Program for Artists (2011), entre outros. Vive no Japão desde 2015, mas está em constante contato com o Brasil.  https://www.yukiehori.com

 

Informações

Datas: 23 de maio, segunda às 19h e 04 de junho às 11h,

Duração: 4 horas

Online pelo zoom com link por e-mail

Presencial: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Inscreva-se

Vagas limitadas

Oferecemos certificado de participação

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.