CURSO ONLINE | PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÃO: OS BASTIDORES DE UMA AMOSTRA DE ARTE – 2a EDIÇÃO

SOBRE O CURSO

“Produção de Exposição: os bastidores de uma amostra de arte – 2a edição” introduz diversas questões sobre os bastidores da produção de uma amostra de arte para mostrar e explicar os processos e suas complexidades. O intuito é debater diversos assuntos sobre as etapas necessárias para fazer a exposição acontecer por meio de depoimentos, exercícios, leituras e vídeos. Além de dialogar sobre os desafios desse campo de atuação no atual contexto para expandir o olhar. As aulas serão conduzidas por Daniele Carvalho e Carol Angelo.


PROGRAMA:

Encontro 1 | Introdução sobre espaços culturais e tipos de mostras de arte. A função do(a) produtor(a) de exposição e sua área de atuação. Apresentação das etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Sugestão de bibliografia.

Encontro 2 | Definição da exposição e local. Contato com contratante e espaço. Contato com curadoria e artistas. Desenvolvimento de cronogramas. Execução de planilha de custos e contratação de equipe de produção. Lista de obras. Elaboração e envio de carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo das obras. Contratação dos demais profissionais e empresas. Solicitação de seguro das obras. Elaboração e solicitação de autorizações e

Encontro 3 | Desenvolvimento de projeto expográfico, luminotécnico e gráfico. Compra de passagens e hospedagem. Contato com assessoria de imprensa. Contato com setor educativo.

Encontro 4 | Execução do projeto expográfico e demais adequação do espaço. Transporte e laudo das obras. Chegada dos trabalhos, do(a) curador(a), artistas.

Encontro 5 |
Montagem das obras. Execução do projeto luminotécnico. Comunicação visual da exposição. Impressão dos materiais gráficos. Envio de convites para abertura. Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança. Registro fotográfico das obras e da mostra.

Encontro 6 | Abertura da exposição. Manutenção e desmontagem da exposição. Laudos e devoluções das obras. Carta de agradecimento. Prestação de contas. Elaboração de relatórios finais.

 

PARA QUEM É O CURSO?
Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio..


SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

DANIELE CARVALHO
Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Fez especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins:metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges Musée-Museum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ.

CAROL ANGELO
Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas – Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.

MATERIAIS

  • lápis, canetas e papéis

INFORMAÇÕES:

Data: 04 de fevereiro a 11 de março de 2021

Horário: quintas-feiras – das 9h30 às 11h30.

Duração: 12 horas de aula

Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem não estiver presente.

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 300 – pode ser parcelado em até 3x sem juros

Vagas: Limitadas

*Professores da Rede Pública possuem condições especiais

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.com.br ou ligue para (11) 94812 3175.