OFICINA | PORTFÓLIO: CRIAÇÃO E EDIÇÃO

SOBRE A OFICINA

Essa oficina propicia um espaço de diálogo sobre a apresentação de trabalhos nas artes visuais, para debater possíveis formatos e elementos essenciais de um portfólio, considerando também as suas variações. A partir de referências e exercícios, os encontros buscam ajudar artistas a enfrentarem questões práticas envolvidas no processo e circulação de sua pesquisa e produção.

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Bruno Novaes é artista, educador, designer e escritor com graduação em Design e licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais pela UNESP. Em sua prática, olha para identidades, memórias e afetos das margens, misturando o que é público e o que é íntimo em contra narrativas que borram ficção e realidade. Seu trabalho acontece, sobretudo, por meio da palavra e do desenho, como instalação, publicação e processos dialógicos.

Seus principais trabalhos incluem O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva (Temporada de Projetos do Paço das Artes); Intervalo (Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo); Alugo para rapazes (prêmio-publicação Lamparina Luminosa); escola de faz-de-conta (ProAC LAB) e Diário 366 (Centro Cultural dos Correios São Paulo e livro premiado pela LAB SBC/ Paradoxa Cultural). Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo, como artista residente na obra de Mark Dion, da 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, da residência internacional ACHO – arquivo coleção histórias ordinárias e do programa de residência AZERO, da editora Medusa. Integra o Práticas Comparadas – coletivo de pesquisa e práticas em arte e educação – e coordena, junto com Julia Lima, o núcleo de discussão em artes visuais – grupo de acompanhamento para artistas. Tem trabalhos publicados em livros e revistas do país e exterior e, além de diversos prêmios-aquisição em salões de arte, suas obras compõem também acervos públicos como o do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo e do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro.

PROGRAMA

Aula 1 – 14.02 – Apresentação do programa. As relações entre arquivo e artista – imagens, legendas e descritivos.

Aula 2 – 15.02 – As relações entre arquivo e artista – minibio, CV e statement.

Aula 3 – 16.02 – Exercício: apresentação individual paralela ao arquivo.

Aula 4 – 17.02 – Devolutivas individuais a partir dos exercícios de montagem do arquivo e das apresentações.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas em qualquer nível de carreira. Para a inscrição é necessário um breve currículo.

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro – segunda, terça, quarta e quinta-feira

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 8 horas/aula

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200,00

Vagas limitadas

Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175