CURSO ONLINE: POR UMA HISTÓRIA DA ARTE LGBTQ+


 “Por uma História da Arte LGBTQ+” pretende analisar pela ótica moderna, desde a descriminalização a homossexualidade no Brasil em 1830 e os avanços do processo de aceitação, até a História da Arte com acontecimentos na Antiguidade que demonstram a importância desta vertente humana na própria concepção da arte ocidental. As aulas serão conduzidas pelo pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, Lorenzo Merlino.


PROGRAMA:

1º aula – 29/10
Antiguidade e Idade Média. As primeiras representações de homossexualidade e as visões no Egito, Grécia, Roma e no início da Era Cristã.


2º aula – 05/11

Renascimento e Barroco. A concepção dos corpos ideais feminino e masculino e o sugestionamento erótico. Da Vinci, Michelangelo e os diversos reis e rainhas homossexuais.


3º aula
– 12/11
Rococó e o Neoclassicismo. O surgimento dos erotismos gay feminino e masculino.


4º aula
– 26/11
Século 19. O início da aceitação na Idade Moderna e a popularização das imagens gays

5º aula
– 03/12
A Modernidade e a homossexualidade, e o início dos movimentos civis LGBTQ+.


6º aula
– 10/12
Séculos 20 e 21. Gay Art, Queer Art e outras expressões contemporâneas.


PARA QUEM É ESSE CURSO

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio, exclusivo para maiores de 18 anos.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Lorenzo Merlino, é pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP. Em 2016 foi nomeado embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil. Professor na FAAP, colabora ministrando cursos no MASP, no MAM, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, na FASM, e no SESC. Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Casa de Criadores e integrou por 6 anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino em produção lírica e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Já licenciou seu nome para diversas marcas como Havaianas, Nike, Rainha, Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Grendene, VR, Riachuelo e Chilli Beans.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: De 29 de outubro a 10 de dezembro de 2020 quintas-feiras
Duração do curso: 9 horas de aula.
Horário: 19h30 às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.
Investimento: R$ 250,00
Vagas limitadas!
Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.