CURSO | PIGMENTOS NA ARTE: HISTÓRIA E ASPECTOS MATERIAIS

SOBRE O CURSO

Esse curso irá destrinchar as origens de alguns pigmentos marcantes na História da Arte, sua composição química e processos de obtenção, bem como os cuidados relativos ao manuseio e à preservação destes materiais.

O programa de aulas está dividido em dois momentos: a Introdução, onde serão apresentados aspectos gerais dos pigmentos, e um ciclo seguinte referente à uma seleção de pigmentos categorizados em cores.

 

PROGRAMA:

18.11 – Aula 1 – Introdução: conceitos básicos, fundamentais à compreensão das demais proposições apresentadas no curso. As discussões partem da natureza dos pigmentos, suas categorias, distinções com relação aos corantes, passando por instruções para leitura crítica dos dados fornecidos pelos fabricantes e questões ligadas à toxicologia destes materiais.

25.11 – Aula 2 – Pigmentos azuis e verdes: as cores menos abundantes na paleta dos artistas são também as mais raras na natureza e de difícil obtenção. A trajetória e as peculiaridades do azul mais cobiçado da História da Arte, da maquiagem de Cleópatra à fixação de Yves Klein, os verdes fugidios e o venenoso papel de parede de Napoleão.

02.12 – Aula 3 – Pigmentos vermelhos e amarelos: em algumas línguas, a palavra “vermelho” era a mesma utilizada para “cor”. O Vermelhão, obtido através do cinábrio, viu seu apogeu e declínio de maneira tão acelerada quanto a efemeridade de sua cor, assim como o Amarelo de Cádmio, cuja degradação culminou em alterações irreversíveis nas obras de Vincent Van Gogh e Henri Matisse.

09.12 – Aula 4 – Pigmentos brancos e pretos: o equilíbrio perfeito, o grande contraste, o branco e o preto. As cores absolutas da paleta do artista em toda História da Arte fornecem ou absorvem a luz na pintura. De pouca variedade, os brancos e pretos mantêm-se praticamente os mesmos ao longo do tempo, mas as inovações representam pontos de virada no mercado de materiais artísticos e no emprego de cores pelos artistas.

 

Para quem é esse encontro?

Artistas, conservadores, restauradores, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.
Materiais: Papel, lápis e caneta

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Verônica Spnela de Sousa é artista plástica (ECA-USP) e pesquisadora da área de salvaguarda de Patrimônio e preservação de materiais artísticos. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (USP), na linha de pesquisa “Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Coleções Museológicas”, onde trabalhou a identificação, caracterização e compreensão dos mecanismos de degradação de tintas modernas e contemporâneas, com o auxílio da Física e da Química aplicadas. Além da investigação teórica, trabalha com a preservação de acervos bibliográficos e artísticos, bem como desenvolve sua produção artística no campo do desenho e do objeto tridimensional.

 

INFORMAÇÕES:

Datas:  18, 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro – quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Professores da rede pública possuem condições especiais

Vagas limitadas!
Emitimos certificados

Inscreva-se

 
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.