PALESTRA ONLINE| Arte e Psicanálise – O corpo na psicanálise e na arte contemporânea

O curso visa pensar as políticas do corpo e efeitos oriundos de seu lugar na arte e na cultura. Se a arte é capaz de descentrar um tanto a psicanálise ao relembrar sua posição de produto cultural, fruto de uma época e seus destinos, a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica acerca das formas de inscrição no mundo e do lugar fulcral do corporal ativando o espaço entre o eu e o outro.

A partir de seis artistas que trabalharam no corpo aquilo que se escreve- entre o singular e o comum – iremos atravessar a maneira que cada poética inscreve no mundo um corpo através da arte, ao mesmo tempo que abordaremos autores da psicanálise e da filosofia que se deixaram transformar pela incidência da arte lendo com ela as relações possíveis e impossíveis, movendo- se com a arte pelo campo da teoria e da vida.

No primeiro encontro online, o estudo será sobre Farnese de Andrade, gravador ilustrador e escultor, que ficou conhecido por suas assemblages nas quais utiliza cabeças e corpos de bonecas e santos corroídos pelo mar, encontrados em praias e aterros, combinados com nichos, redomas e oratórios, além de ex votos e fotografias de família, o artista foi isolado da geração dos anos 1960 devido a sua poética pautada no corpo, no inconsciente e subjetividade.

Os encontros serão às quintas-feiras mensalmente e deverão ser adquiridos separadamente:

PROGRAMA

Primeiro encontro: 23 de abril – Farnese de Andrade

PARA QUEM É ESSE CURSO
Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

INFORMAÇÕES:

Início: 23 de abril de 2020
Horário: quinta-feira – das 18 às 19h30.
Onde: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia antes da aula.

Investimento: R$ 70,00 
Vagas: Limitadas
Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.