OFICINA | Território Bom Retiro

SOBRE A OFICINA

Como a fotografia pode ser um processo aberto para descobrir e conhecer o próprio território? Através de suas ruas, rios, casas e praças, como as paisagens representam o complexo tecido social e urbano? O que se descobre ao usar a câmera enquanto um dispositivo de reconhecimento e contato com a cidade? Partindo dessas inquietações e do desejo de colocá-las em debate, a oficina Território Bom Retiro apresenta uma metodologia de aproximação de territórios através da relação entre a fotografia urbana e a cartografia.

 

Organizada como parte da programação da exposição Mais de um é multidão, que acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade entre maio e junho, a oficina propõe ocupar o espaço expositivo como um ateliê de discussão sobre a cidade e suas diversas facetas. A atividade é organizada em três encontros: no primeiro encontro serão apresentados trabalhos referências para a fotografia de campo e uma leitura sobre o território do Bom Retiro; no segundo, acontecerá uma expedição fotográfica pelo bairro para mapear suas ambiências e particularidades, e por fim, uma discussão e seleção do material produzido para ser exposto na mostra.  

 

Para quem é esse encontro?

Pessoas maiores de 18 anos interessadas em fotografia e cidade, com conhecimento básico de fotografia.

Não serão oferecidos equipamentos de fotografia e edição, portanto será necessário que o aluno tenha o próprio equipamento: celular com câmera ou câmeras digitais/analógicas, e um computador portátil com softwares de edição de imagem.

 

As fotografias produzidas na oficina serão usadas para completar o painel da mostra, e os direitos autorais cedidos à goma oficina. 

 

Quem irá conduzir?

A Goma Oficina é um coletivo interdisciplinar de arquitetos, designers, fotógrafos, produtores e educadores que atua desde 2010 em São Paulo. O grupo já integrou as Bienais de Arquitetura de Veneza, São Paulo e Assunção, de design em Madrid, Caracas e São Paulo. Recebeu o prêmio APCA em pesquisa e difusão em arquitetura em 2019 e no mesmo ano lançou seu primeiro livro “Arquitecturas Contemporáneas en Paraguay“.

OFICINEIRES

Ana David

André Stefanini

Christian Salmeron

Fernando Banzi

Lauro Rocha

Victoria Braga

Vítor Pena

 

Informações

Datas: 14, 21 e 28 de maio, sábados, das 14h às 18h

Duração: 12 horas

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.