CURSO ONLINE | O NU FEMININO NA FOTOGRAFIA E NAS ARTES PLÁSTICAS

SOBRE O CURSO

“O Nu feminino na fotografia e nas artes plásticas” busca estudar as representações do corpo feminino na História da Arte, desde da Rupestre à Contemporânea, e também na fotografia mostrando como o nú artístico é um tema controverso e muitos artistas assumiam o desafio de vincular os conceitos de sensual e erótico. A ideia do curso é retratar quando as mulheres ocupam o protagonismo com uma força de libertação, e os debates feministas a partir de Linda Nochlin que revela o corpo como status de Manifesto e resistência política. As aulas serão conduzidas pela escritora de fotografia, Adriana Vianna. 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Adriana Vianna escreve regularmente sobre fotografia na página do Resumo Fotográfico onde expõe tendências para filosofia da imagem, curadoria e crítica; escreve notas de estudos sobre foto e pintura de nu, corpo e saúde, num projeto sobre Imagens do Corpo. É formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais, Especialização em Filosofia e Arte pela PUC Rio, e estudos em Fenomenologia no Doutorado de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. No Rio de Janeiro fez gestão de filmes de arte no Estação e exposições na Galeria Paulo Fernandes durante oito anos, período que também viajou e estudou nos museus da Europa e NY. Carioca radicada em Minas Gerais há oito anos, leciona História da Arte, Mulheres na História da Fotografia e sobre Fotógrafas Brasileiras. Seus projetos pessoais envolvem a fotografia autoral e conceitual, autorretratos e processos artísticos que contornam poéticas do tempo e do efêmero.

PROGRAMA

22.06 – Aula 1 – O nu artístico idealizado. A construção de arquétipos e significados na relação entre o apreciador e a obra, na História da Arte e Fotografia.

24.06 – Aula 2 – A estética do nu, construções e desconstruções, transformações e políticas nos padrões de beleza, na pintura e fotografia.

29.06 – Aula 3 – Nu erotizado entre o sensual e o pornográfico. Imagens do masculino, do feminino, do híbrido, do exótico, do erótico. Eros e Thanatos em (des) limites sensuais entre paixão e desejo, na pintura e fotografia.

01.07 – Aula 4 – Nu feminino na natureza. Erotismo orgânico, resiliência, comunhão, resistência, representatividade, questões entre empoderamento e objetificação. Processos de criação na pintura e fotografia.

06.07 – Aula 5 – Nu feminino em retratos e autorretratos. Percepções do protagonismo na autorrepresentação, reconhecimento de si, autoconhecimento, identidade, autobiografia e documentação. Processos de criação na pintura e fotografia.

08.07 – Aula 6 – Conclusão com algumas considerações de Bergson sobre o corpo e abertura de espaço para apresentação de trabalhos, portfólios, ensaios, ou exercícios realizados antes ou durante o curso. Aspiramos realizar uma edição em zine ou ebook com o grupo.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 22, 24, 29 de junho, 01, 06 e 08 de julho – terças e quintas feiras

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 12 horas no total.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 300

Vagas Limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.