Mulher e literatura: Woolf, Beauvoir e tantas outras


SOBRE

As discussões sobre mulheres, feminismos e gênero têm ganhado muita força e amplitude nos últimos anos, principalmente no campo da Literatura. Para além da esfera da Internet, o surgimento de grupos que motivam a leitura de obras de diferentes gêneros escritas por mulheres, o fortalecimento de grupos de escrita para mulheres e do próprio movimento feminista (em suas mais variadas vertentes) traçam um caminho – ainda bem – sem volta. Já não nos deixamos passar imunes à pergunta: “dentre os livros que li esse ano, quantos foram escritos por mulheres?” Até que a descoberta e a busca por autoras tornam-se quase naturalizadas.

Com o objetivo de contribuir com esse movimento, nasceu o curso “Mulher e Literatura: Woolf, Beauvoir e tantas outras”. Por que Woolf e Beauvoir? As duas são escritoras consagradas que nos deixaram reflexões ainda muito importantes para pensarmos o problema da construção da ideia de inferioridade da mulher. E ainda, há um “encontro” entre as duas: Beauvoir era leitora de Woolf! Mas, como apreciadoras da literatura que diversas mulheres têm produzido, e cientes da importância do diálogo, do debate, sobre essa produção, como apontamos acima, propomos estendermos nossos comentários, considerando também outras escritoras.

Além disso, um bordado poético inspirado no tema e no conteúdo das aulas será produzido por uma das professoras e fará parte da produção final de um fanzine colaborativo. Ele será criado a partir das impressões e resultados dos exercícios de escrita propostos ao longo dos encontros.

PROGRAMA

20/08 – Aula 1 – apresentação do curso e das autoras estudadas
27/08 – Aula 2 – Virginia Woolf (por Renata C. Pereira)
03/09 – Aula 3 – Simone de Beauvoir (por Juliana Oliva)
10/09 – Aula 4 – troca de indicações de escritoras e confecção de zine coletivo

PARA QUEM É ESSE CURSO?
Público em geral interessado no tema, estudantes de artes e literatura.

INFORMAÇÕES:
Início: 20 de agosto
Duração do curso: quatro encontros (12 horas/aula)
Horário: terças, das 19h às 22h.
Local e endereço: Instituto Adelina – Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 300,00
Formas de pagamento: boleto à vista (5% de desconto) ou em até 3x sem juros no cartão de crédito.
Materiais: livro indicado na bibliografia como essencial.
Vagas: 25 vagas


QUEM IRÁ CONDUZIR?

Juliana Oliva é doutora em Filosofia pela EFLCH – UNIFESP. Pesquisa Simone de Beauvoir desde o
mestrado, com foco nas noções de reciprocidade e erotismo na autora. Tem ministrado a oficina “Deve-se queimar Beauvoir?” em espaços de educação e cultura desde 2016 e trabalhado com oficinas de bordado e literatura em parceria com amigas. Foi zineira, cursou uma qualificação básica em Moda e Vestuário na ETEC José Rocha Mendes, já rabiscou e arriscou poemas e nas horas vagas faz colagens e se dedica a aprender a montar e a tirar ruídos de osciladores sonoros.

Renata Cristina Pereira graduou-se em Letras pela PUC/SP em 2011 e em Filosofia pela USJT em 2017. É mestranda do curso de Filosofia na EFLCH-UNIFESP, onde pesquisa a obra de Virginia Woolf a partir do aparato teórico do filósofo francês Paul Ricoeur. É professora de Literatura na rede privada do ensino básico e educadora de Língua Portuguesa no Curso Popular Mafalda.

Rita Alves é formada em jornalismo, com especialização em Gestão da Comunicação pela ECA-USP. É fundadora da marca de bordados autorais e personalizados Dona Rits (@donarits) e idealizadora do projeto de intervenções urbanas bordadas Cabe Mais Amor (@cabemaisamor). Também bordou um dos painéis cenográficos da peça O Resto é Silêncio, exibida em dezembro de 2017 no Sesc Santo Amaro, e já bordou para o projeto Flores para os Refugiados (@floresparaosrefugiados).  


O QUE VOU APRENDER?

  • Breve panorama da vida e obra de Virginia Woolf e de Simone de Beauvoir;
  • Sobre a obra Mrs. Dalloway de Virginia Woolf;
  • Sobre a perspectiva filosófico-literária de Simone de Beauvoir;
  • Criação e produção de um fanzine


AO TERMINAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • Ter noções do contexto histórico e teórico do trabalho de Virginia Woolf e de Simone de Beauvoir;
  • Confeccionar um fanzine

VAGAS LIMITADAS
Inscrições até o dia 19 de setembro.
Materiais:
todos os materiais estão inclusos no curso
Ficou com alguma dúvida?
Será um prazer conversar com você!
Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.