CURSO ONLINE | MODA E CINEMA: DIÁLOGOS ATRAVÉS DO FIGURINO

SOBRE O CURSO

“Moda e Cinema: diálogos através do figurino?” busca analisar através de filmes e diversos figurinistas, estilistas e costureiros, a representação estética de moda pela designação e composição dos figurinos de sétima arte em perspectivas na história da Moda, do cinema, da filosofia, da sociologia e da literatura. Além de  mostrar como a moda pode expressar a realidade política e cultural de uma época através das roupas ou nas imagens de filmes a organização social da aparência através de mudanças, desejos e o imaginário da sociedade. As aulas serão ministradas pelo professor e pesquisador, Brunno Almeida Maia, e pela figurinista, Alice Alves.

 

PROGRAMA:

10/05 — Aula 01:

– Moda e cinema: definições e conceituações filosóficas;

– O antiquado e o moderno: a citação no cinema e na Moda;

– A imagem como trauma e choque;

– O conceito de Figurino e Figurinista;

– O surgimento da profissão Figurinista em Hollywood;

– Análise do figurino dos filmes: “O nascimento de uma nação” (1915), de D. W. Griffith e “Titanic” (1997), de James Cameron.

 

12/05 – Aula 02:

– O tempo, a imagem e a gestualidade na pintura, na fotografia e no cinema;

– O tempo como a essência da Moda e do cinema;

– Desenho e escritas do tempo: Proust, Virginia Woolf, Jorge Luis Borges e Yohji Yamamoto, “suas modas e seus cinemas”;

– O sucesso do figurino do filme “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang, mesmo 90 anos depois;

– O começo da carreira de Edith Head nos anos 20, a maior figurinista de todos os tempos.

 

17/05 — Aula 03:

– A noção de figura na Moda e no cinema;

– Da Ideia a Forma (EÎDOS) manifesta no cinema e na Moda;

– A organização social da aparência;

– Anos 30, uma década dominada pelo figurinista e estilista Adrian;

– Porque até hoje as criações de Adrian servem de referências para os figurinistas, que por sua vez influenciam estilistas?

 

19/05 — Aula 04:

– A Moda como “caligrafia dos gestos” e constituição da personalidade aparente; 

– Modus e modos de vida: cinema e moda como realidade e não-realidade;

– O cinema na Indústria Cultural – Diálogos entre Adorno e Walter Benjamin;

– Valor de culto / valor de exposição e a aura no cinema e na Moda;

– A era de ouro em Hollywood e o que causou isso;

– O poder de sedução de filmes como “Casablanca” (1942), de Michael Curtiz e “Gilda” (1946), de Charles Vidor.

24/05 — Aula 05:

– O corpo na Moda e no cinema;

– Deusas, musas ou diabólicas? A representação da beleza e do ideal feminino na cultura de massas;

– “A eternidade pelos astros”: A Vênus de Boticelli, Marilyn Monroe e a crítica ao ideal de beleza;

– O poder dos figurinos das divas de Hollywood através da análise de filmes estrelados por Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Audrey Hepburn.

 

26/05 — Aula 06:

– Moda de cem anos: a era dos costureiros e da alta-costura;

– O modernismo em Coco Chanel e o anti-modernismo em Elsa Schiaparelli;

– Chanel em “A regra do jogo” (1939), de Jean Renoir e Schiaparelli em “Moulin Rouge” (1952), de John Huston;

– A crise de identidade do cinema nos anos 60;

– A parceria de figurinistas e estilistas em filmes como “Barbarella” (1968), de Roger Vadim e “Bonequinha de luxo” (1961), de Blake Edwards.

 

31/05 — Aula 07:

– Moda aberta: o declínio da alta-costura e a democratização da moda;

– Maio de 1968, YSL e Deneuve em “A bela da tarde” (1967), de Luis Buñuel;

– Dior e Givenchy “Pavor nos bastidores” (1950), de Alfred Hitchcock e “Bonequinha de Luxo” (1961), de Blake Edwards;

– Filme “Noivo neurótico, noiva nervosa” (1977), de Woody Allen, o filme que influenciou a moda nos anos 70;

– A inspiração que surge com os figurinos de “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick;

– Precisamos falar sobre “Os embalos de sábado à noite” (1977), de John Badham.

 

02/06 — Aula 08:

– Os anos 80/90 retoma o século XIX;

– Moda consumada: cibernéticos, trash´s, pós-punks, a poética do preto e das cores;

– Yohji Yamamoto em “Dolls” (2002), de Takeshi Kitano e Jean Paul Gaultier em “Kika” (1993), de Pedro Almodóvar;

– A capacidade criativa de figurinistas como Michael Kaplan em “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Daryl Hannah e Mona May em “As patricinhas de Beverly Hills” (1995) de Amy Heckerling;

– Os figurinos nunca deixarão de influenciar a moda e serem influenciados por ela.

 

PARA QUEM É O CURSO?

Interessados, estudantes e profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, figurino, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances.

Ao realizar este curso, você será capaz de:

  • Identificar as relações e os diálogos entre a Moda e o cinema a partir dos contextos históricos, sociológicos e filosóficos, como “imagem”, ‘tempo”, “aparência”, “beleza”, “cultura de massas”, “corpo”, “formas” e “figuras”;
  • Reconstituir a história da Moda pela análise da trajetória dos principais estilistas e costureiros do século XX, suas contribuições e influências no cinema;
  • Conhecer os principais figurinistas e saber sobre o processo de construção de um figurino;
  • Saber sobre a capacidade que um figurino tem de influenciar os espectadores sem que isso seja notado.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi pesquisador residente do NECMIS 2018 (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), e é professor convidado do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, da pós-graduação “Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas”, da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), e do Centro Universitário Belas Artes. Ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda ao lado do estilista brasileiro Walter Rodrigues e do chapeleiro Eduardo Laurino, em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Belenzinho, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, Sesc 24 de maio, Sesc Jundiaí, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017), e “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

Alice Alves – Figurinista que começou a sua carreira como estagiária de figurino em 2002 na novela “O Clone”, com figurinos assinados por Marília Carneiro, com ela também fez “A Casa das 7 Mulheres” e a pré-produção de “Celebridades”. De lá pra cá, são 19 anos realizando o incrível trabalho de contar histórias através dos figurinos de novelas, filmes e séries. Foi assistente de renomadas figurinistas no eixo Rio-São Paulo e começou a assinar figurinos em 2009 no filme “As Doze Estrelas”. Assinou o figurino das séries infanto-juvenis: “Zoo da Zu” e “Experimentos Extraordinários”, e da série “Gigantes do Brasil”, que conta a história dos homens que industrializaram o Brasil. Criou o curso livre “Figurino para Cinema e TV”, que ministra há 9 anos em várias escolas de São Paulo, e ensina todas as metodologias que aprendeu e aprendeu durante a sua carreira. Também ministra o curso “ A importância do figurino nos filmes” no MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo

 

Materiais: lápis, canetas e papéis

INFORMAÇÕES:

Datas:  10, 12, 17, 19, 24, 26, 31 de maio e 02 de junho – segundas e quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 8 encontros – 16 horas de curso

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 350 – Oferecemos certificado.

Vagas: Limitadas
Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.com.br ou ligue para (11) 94812 3175.