Latinoamérica: descolonização e mestiçagem
com Beatriz Lemos e Luciara Ribeiro

Em fase de Ateliês Abertos, a primeira parte da Residência Adelina anuncia programação paralela, com atividades gratuitas que ocupam agosto e setembro. Todos os eventos estão em linha com os temas abordados pela equatoriana Ana Vela e pela mineira Raylander Mártis: colonização na América Latina, o feminino e a identidade de gênero são alguns dos assuntos levantados.

A ideia da programação paralela aos Ateliês Abertos é estreitar ainda mais o contato das artistas com o público, promovendo maior entendimento da sua pesquisa e trocando informações que também contribuam com esse trabalho.

A primeira atividade será o debate Latinoamérica: descolonização e mestiçagem, que acontece no dia 24 de agosto, às 14h30, com a presença da ativista literária Abigail Campos Leal e da curadora e educadora Luciara Ribeiro.

Abigail Campos Leal é ativista literária e atua nas fronteiras entre filosofia e poesia. Mestre em Ética Aplicada pela UFF e em Filosofia pela UFRJ, compõe também a organização do Slam Marginália, uma competição de poesias faladas organizada por e para pessoas trans, não-binárias e gênero dissidentes. Diagrama e escreve fanzines traduzidos e autorais. É também proletária cultural, arriscando-se pelas áreas de produção e curadoria. Transfeminina, preta de pele clara, gorda e vegetariana, adora dançar, treinar autodefesa e andar de bike.

Luciara Ribeiro – Educadora, pesquisadora e curadora independente. Interessa-se por questões relacionadas à descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra pelo programa de Máster en Estudios Avanzados en Historia del Arte da Universidade de Salamanca e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é educadora-pesquisadora no Instituto Tomie Ohtake.

INFORMAÇÕES:

DEBATE ABERTO – LATINOAMÉRICA: DESCOLONIZAÇÃO E MESTIÇAGEM
Participantes: Abigail Campos Leal e Luciara Ribeiro
Data e horário: 24 de agosto, sábado, das 14h30 às 16 horas
Entrada: gratuita 

Inscreva-se

 

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.