Laboratório de aplicabilidades | orientação artística

Laboratório de Aplicabilidades

O Laboratório de Aplicabilidades tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea e formação de artistas emergentes, educadores, mediadores culturais e pesquisadores latino-americanos (América Central, América do Sul, México e Caribe) através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades são realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

 

Orientação Artística

com Katia Salvany

A proposta deste laboratório é acompanhar e orientar artistas, com o objetivo de construir clareza quanto aos temas disparadores, processos criativos e execução de projetos artísticos dentro de um contexto em ressonância com os temas da contemporaneidade.

 

Programa

Durante os 12 encontros de 2 horas cada, serão realizadas leituras de portifólios, orientações individuais e coletivas com indicações de textos, diálogos e reflexões com produções contemporâneas, exercícios práticos de elaboração de textos conceituais e conversas com profissionais do circuito da Arte e do Mercado.

Ao realizar este curso você será capaz de:

  • Organizar seu portifólio.
  • Construir clareza sobre os temas impulsionadores.
  • Encontrar caminhos de soluções para potencializar e apresentar seus projetos.

 

Quem irá conduzir?

Katia Salvany :: Vive e trabalha em São Paulo/SP, é artista plástica, com exposições no Brasil e no exterior, licenciada em Arte pela Universidade de São Paulo, Mestra e Doutora formada pela Escola de Comunicações e Artes, contemplada com bolsa de estudo CAPES Doutorado no RCA-Royal College of Art, Londres. Atua como professora titular no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo desde 2002, e como orientadora de Processos de Criação em Arte em diversas instituições, entre estas destacam-se os editais Meios e Processos de 2019 e 2020 fomentado pelo atual Museu São Pedro em Itú/SP. Katia Salvany é criadora da Mentoria Artística Sistêmica®, uma abordagem inovadora de orientação em Arte com foco no acionamento das inteligências sistêmica, cognitiva e criativa.

 

Convidados

Allan Izumizawa :: Tema: Arte e cultura e suas relações com as teorias pós-coloniais.

Mestre em Artes Visuais pela Unicamp e Bacharelado em Artes Visuais pela mesma universidade. É pesquisador e curador do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Co-fundador do espaço cultura Torta (2016), localizado na região central de Campinas-SP. Co-fundador da residência Natural:mente na cidade de Itu-SP. Dentre as principais exposições como curador, destacam-se: “Quando sou aquilo que não lembro que fui”, Sesc Sorocaba; “Condição de Chegada” MAC Campinas; “Reflexões Públicas e Privadas”, MACS, “O encontro é um lugar (im)possível”, Centro Cultural Correios/SP. Possui interesse nas áreas de Curadoria, Teoria Crítica e Estudos Pós-coloniais.

 

Roberto Bertani :: Tema: Arte e Mercado.

Ocupou os cargos de Superintendente Geral e Curador Artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky, foi Diretor Executivo do Instituto de Arte Contemporânea, Diretor Executivo da Fundação Estudar Coleção Brasiliana, Superintendente do Instituto Cultural Banco Santos e Superintendente de Marketing do Banco ABN Amro Real. Na carreira acadêmica é doutor em Ciências Sociais pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre em Artes Visuais pela UNESP-Universidade Estadual Paulista. Coordenador do curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Professor Titular de Marketing na Faap.

 

Ronaldo Mathias :: Tema: Antropologia Visual e a Arte Contemporânea.

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC), Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG). Pós-doutor como pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo FFLCH-USP. Professor de Antropologia, Direitos Humanos e História da Arte, Coordenador da Pós em História da Arte, Arte Educação, Comunicação e Retórica e Coordenador dos Cursos de Comunicação Social – Publicidade Propaganda, Licenciatura em Artes e Produção Cultural e Professor do Mestrado em Arte Pública no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro Antropologia e Arte (2014), Editora Claridade, e Antropologia Visual (2016), da Editora Nova Alexandria e Antropologia Cultural (e-book).

 

Como participar?

Podem participar da seleção artistas brasileiras(os) e latino-americanas(os) residentes no Brasil, maiores de 18 anos que já tenham participado de uma exposição.

As(os) interessadas(os) devem preencher o formulário on-line com envio de PDF com mini currículo, proposta conceitual do projeto, comprovante de participação em uma exposição e 6 imagens de trabalhos anteriores. Formulário disponível em nosso site: adelina.org.br

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 20/07. A relação de participantes selecionadas(os) será divulgada até 25 de julho no site do Adelina Instituto.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário.

 

Certificado

Para obtenção de certificado é necessário ter 75% de frequência nas aulas e realizar as atividades propostas. Verifique os horários e sua disponibilidade antes de realizar sua inscrição.

 

Termo de Compromisso

O participante se compromete a participar de, no mínimo, 75% das aulas. Em caso de ausências e/ou desistência sem justificativa será cobrada taxa de manutenção no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Essa taxa será revertida para apoio à projetos culturais. Ao se inscrever, o participante concorda com os termos estabelecidos.


INFORMAÇÕES
Atividade dirigida a interessados em desenvolver seus projetos, potencializar os processos criativos artísticos e construir clareza sobre os temas investigados em ressonância com os assuntos da contemporaneidade.

 

Data:  de 27.07 a 26.10 :: 12 encontros | quartas-feiras | das 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM  (cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)

Atividade gratuita.

Para dúvidas/informações envie um e-mail para [email protected]

 

ARTISTAS PARTICIPANTES

Adriane Kariú Oliveira
Aline Cavalcante
Arlette Kalaigian
Carlos Monaretta
Cris Peres
Eduardo Amado
Flávio CRO
Juliana Robin
Larissa Brum
Lorenza Vicelli Gioppo
Luciana Boralli Boaventura
Li Vasc
Malu Tigre
Mariana Galli
Mauro Pucci
Mônica Lóss
Quel Moliterno
Sarah Coeli
Comportamentay
Vitória Kachar