LABORATÓRIO | Método sem Método

Laboratório de Aplicabilidades

O Laboratório de Aplicabilidades tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea e formação de artistas emergentes, educadores, mediadores culturais e pesquisadores latino-americanos (América Central, América do Sul, México e Caribe) através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades são realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

 

Método sem método

com Bruno Novaes

Método sem método se desenha em articulação com o grupo a ser formado e com visitas de pessoas convidadas. Partiremos de questões acerca de quem somos e sobre o que produzimos, no (re)fazer de cartografias pessoais e coletivas que possam abrir caminhos e recalcular rotas sempre que preciso. Compartilharemos experiências sobre nossas práticas, discutiremos estratégias de circulação e investigaremos nossos processos criativos, por meio de referências, exercícios e conversas. Assim, o programa se desenvolve entre um grupo de estudos e uma (des)orientação de projetos. Ele acontece como um ponto de encontro semanal, no tom dado pelo grupo e tem em vista pensar, descobrir e elaborar, palavras, ferramentas e ações que possam ampliar vocabulários, práticas e compreensões.

 

Quem irá conduzir?

Bruno Novaes trabalha entre artes visuais, poesia e educação. Tem licenciatura em Arte pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais pela UNESP. Em sua prática, olha para identidades, memórias e afetos das margens, misturando o que é público e o que é íntimo em contra-narrativas que borram ficção e realidade. Seu trabalho acontece, sobretudo, por meio da palavra e do desenho, como instalação, publicação e processos de encontro.

Seus principais trabalhos incluem O professor deverá ser o último a se retirar, mesmo nos dias de chuva (Temporada de Projetos do Paço das Artes); Intervalo (Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo); Alugo para rapazes (prêmio-publicação Lamparina Luminosa); escola de faz-de-conta (ProAC LAB) e Diário 366 (Centro Cultural dos Correios São Paulo e livro premiado pela LAB SBC/Paradoxa Cultural). Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo, como artista residente na obra de Mark Dion, da 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, da residência internacional ACHO – arquivo coleção histórias ordinárias e do programa de residência AZERO, da editora Medusa. Integra o grupo Práticas Compartidas e tem trabalhos publicados em livros e revistas do país e exterior. Além de diversos prêmios-aquisição em salões de arte, suas obras compõem também acervos públicos como o do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro e da Biblioteca Instituto Moreira Sales.

 

Como participar?

Podem participar da seleção brasileiras(os) e latino-americanas(os) residentes no Brasil.

As(os) interessadas(os) devem preencher o formulário on-line com envio de carta de interesse e imagens de trabalhos.

 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 21.09. A relação de participantes selecionadas(os) será divulgada até 29 de setembro  no site do Adelina Instituto.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário.

 

Certificado

Para obtenção de certificado é necessário ter 75% de frequência nas aulas e realizar as atividades propostas. Verifique os horários e sua disponibilidade antes de realizar sua inscrição.

 

Termo de Compromisso

O participante se compromete a participar de, no mínimo, 75% das aulas. Em caso de ausências e/ou desistência sem justificativa será cobrada taxa de manutenção no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Essa taxa será revertida para apoio à projetos culturais. Ao se inscrever, o participante concorda com os termos estabelecidos.


INFORMAÇÕES
Atividade dirigida a artistas, estudantes e pessoas interessadas.

 

Data:  de 06.10  a 24.11 :: 8 encontros | quintas-feiras | das 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM  
(cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)

Atividade gratuita.

 

Artistas Participantes

Amália Barrio
Ana Flávia Marú
Ananda Trezena
ThonyR
Beatriz Amaral
Camillat
Cássia Nunes
Domênica de Luca
Elisa Vogel
Erica Sanches
Felipe Ferreira
Francisco Pereira
Gab Mafra
J.D. Oliveira
Julia Antunes
Julia Pereira
Larissa Brum Leite Gusmão Pinheiro
Lorenza Vicelli Gioppo
Maikon Rogério
Mariana Galli
Nestor Varela
Pedro Orlando
Rosana Torralba
Rosana Spagnuolo
Rosilene Fontes
Sergio Leao
Sheila Oliveira
Telma Hoyler
Tinco
Valéria Boa Sorte
Vitória Kachar
Wilnês Henrique

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175