LABORATÓRIO DE APLICABILIDADES | Acompanhamento Crítico de Projetos de Arte e Educação

Laboratório de Aplicabilidades

O Laboratório de Aplicabilidades tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea e formação de artistas emergentes, educadores, mediadores culturais e pesquisadores latino-americanos (América Central, América do Sul, México e Caribe) através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades são realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

Laboratório de acompanhamento crítico de projetos de arte e educação
com Amanda Cuesta e Marcio Harum

A atividade propõe estabelecer diálogos e reflexões com arte/educadores e artistas/educadores acerca da pesquisa em seus diferentes processos produtivos; um mergulho em distintos gestos criativos, ativado pelo exercício de repensar práticas, da reescrita e do posicionar-se diante das distintas frentes de atuação. Pelos modos concebidos para a dinâmica dos encontros, que se estruturam em formato coletivo, serão modelados individualmente apontamentos de interlocução dirigidos ao estreitamento de outras relações da cultura digital com o campo da arte e educação presencial/on-line.

 

PROGRAMA
Encontro 1 – 02/08
Apresentações dos participantes ao grupo e debate sobre a situação da arte e educação na atualidade.
Características gerais de um projeto de arte e educação.
Ideias sobre projetos e o contexto do agora: quais seriam as tarefas e os desafios de uma programação de arte e educação on-line?

Encontro 2 – 09/08
O papel da arte e educação na sensibilização de público(s) em contato com práticas  pedagógicas.
Conversa em torno dos editais e parcerias para a realização de projetos.
Uma análise sobre os programas públicos.

Encontro 3 – 16/08
Modos de apresentação de um projeto [presença, portfólio, identidade gráfica, texto, edição de imagens]

Encontros 4 e 5 – 30/08 e 13/09
Acompanhamento crítico

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Amanda Cuesta é educadora, curadora educativa e pesquisadora em Artes Visuais. É formada em História e Especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes (UNESP-SP). Atualmente é pós-graduanda em Gestão de Projetos (MBA-USP). Há vinte anos atua como mediadora cultural em Programas Educativos  e colaborou na gestão de Programas e Projetos de Arte, Educação e Cultura, vinculados à ONGs e Instituições Culturais entre elas: Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Roberto Marinho, Instituto Jatobás, Itaú Cultural, MAM-SP, MIS-SP, Secretaria de Cultura de Santo André e SESC-SP. Possui experiência como parecerista de projetos culturais em Editais de fomento à cultura.

Marcio Harum coordenou o Programa CCBB – Arte e Educação em São Paulo de 2018 a 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Realizou a 1a Bienal de Arte Contemporânea SACO, em Antofagasta no Chile, 2021 e a 2a Bienal do Barro em Caruaru (PE) em 2019. Apresentou a exposição coletiva Via Aérea no Sesc Belenzinho em 2018, Transmigração de Arnaldo Dias Baptista na Caixa Cultural em São Paulo e A Cidade, as Ruínas e Depois na Torre Malakoff/Funarte em Recife em 2016, mais as individuais Bambaísmo de Daniel Barclay na Sala Miró Quesada, em Lima, e Estados Ordinários da Consciência de Michel Zózimo no Santander Cultural de Porto Alegre em 2015. Integrou o departamento de programas públicos da dOCUMENTA (13), em Kassel, 2012. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país. Participa da comissão do 1o Salão Nacional de Arte Contemporânea no MAC-Goiânia em 2022. É consultor curatorial p/ a plataforma de arte digital Tropix.io Vive em São Paulo.  

 

COMO PARTICIPAR?
Podem participar da seleção arte/educadores e artistas/educadores que queiram orientação para algum projeto/pesquisa autoral em processo de construção.

Os interessados devem preencher este formulário online com prévia do projeto em arquivo PDF/Word.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 29.07
A relação de selecionados será divulgada até 31 de julho no site do Adelina Instituto.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário.

Certificado
Para obtenção de certificado é necessário ter 75% de frequência nas aulas e realizar as atividades propostas. Verifique os horários e sua disponibilidade antes de realizar sua inscrição.

INFORMAÇÕES:
Curso dirigido à arte/educadores e artistas/educadores
Datas: 02, 09, 16, 30 de agosto e 13 de setembro –  terças |  das 19h30 às 22h | 5 encontros
Local: Online por meio da plataforma ZOOM (cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)
Atividade gratuita – vagas limitadas.
Para dúvidas/informações envie um e-mail para [email protected]

 

Inscreva-se