INTRODUÇÃO ao DESENHO observação, imaginação, lápis grafite e lápis de cor

 

Curso prático introdutório que tem como objetivo exercitar o olhar para a construção e a leitura da imagem gráfica. Por meio da observação e do desenho de objetos, vegetais e figura humana, serão brevemente introduzidos diferentes aspectos da linguagem, como linha, massa, valores tonais e cor, construção e composição da imagem, com grafite e lápis de cor. 

 

A atividade tem o desenho de observação como ponto de partida para o exercício da criatividade com ênfase em aspectos expressivos e autorais do desenho: cada participante trabalha com seu traço e maneira pessoais.   Imagens e textos sobre arte serão apresentados em conversas e como aliados às propostas de exercícios. 

 

Objetivos do curso:  Proporcionar experiência introdutória e prática no desenho a partir de algumas técnicas e materiais dessa linguagem; exercitar o olhar para o trabalho nas linguagens visuais e assim fortalecer o poder pessoal e a autoconfiança para escolhas de caminhos pelo uso da criatividade. A atividade também propõe exercitar e proporcionar contato e abertura para reflexão e novas experiências com a auto observação, a paciência, o foco e a empatia.                 

 


PARA QUEM É ESSA OFICINA?

Público alvo Iniciantes, estudantes, interessadas e interessados em desenho a partir de 13 anos das áreas profissionais:  estudantes de arte, história em quadrinho, moda, artesanato, costura, ilustração, design, figurino, maquiagem, jardim e paisagismo, arquitetura, cinema, cenografia, direção de arte, e outras linguagens visuais.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Teresa Berlinck é Artista plástica, trabalha com sistemas de referência, desordenando narrativas e construindo associações entre memória e história. Transita entre desenho, escultura, instalação, livro de artista, performance.  Graduação em Artes Plásticas FAAP Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo (1999); Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais FASM Faculdade Santa Marcelina, São Paulo (2006). Participa de exposições e ações coletivas em arte desde 1982, em galerias, museus e instituições culturais, como: Sesc São José do Rio Preto (2018), Museu da Diversidade Sexual, São Paulo (2017), Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo (2016); Festival SESC Videobrasil, São Paulo (2013); Galeria Vermelho, São Paulo (2009); Galeria Millan, São Paulo (2001).  Ministra cursos livres e oficinas de arte desde 1999 em seu ateliê, escolas e instituições culturais como: MAM SP Museu de Arte de São Paulo; Sesc Belenzinho; Sesc Ipiranga; CCSP Centro Cultural São Paulo; Faculdade Santa Marcelina; Escola São Paulo; Centro de Artes Casa do Artista; Oficina da Palavra / Casa Mário de Andrade; Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outros. 

INFORMAÇÕES:                          

Data: 22 de outubro a 12 de novembro de 2019
Duração da oficina: quatro encontros (12 horas/aula)
Horário: terças, das 19h às 22h
Local e endereço: Instituto Adelina – Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 300,00
Vagas: 25 vagas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site:

Inscreva-se

 

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.