Intersecção entre História da Sexualidade e História da Arte


SOBRE
Esse curso visa investigar a História da Sexualidade nos pontos tocantes à História da Arte. Como uma influenciou a outra, e como se deu ambos os desdobramentos ao longo dos anos até os dias atuais na era das mídias sociais e da propaganda massiva do corpo e da imagem. Abordaremos questões de sexo e gênero, orientação sexual, casamento, propriedade privada. O controle do corpo e dos desejos pelo estado, igreja e medicina, e como tudo isso se mostrou presente na produção artísticas desde o século XVI.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Élle de Bernardini — (Brasil, 1991) é artista visual, performer, bailarina e butoka. Com formação em ballet clássico pela Royal Academy of Dance. Foi aluna dos mestres de butoh japoneses, Yoshito Ohno e Tadashi Endo. É graduanda de filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Seus trabalhos já foram apresentados na Europa e na America Latina. Entre eles destacam-se os locais: Tower of London, Londres (2012); Planetário da Gávea, Rio de Janeiro (2014); Memorial da America Latina, São Paulo (2015); Casa de Cultura Mario Quintana. Porto Alegre (2013); Instituto Estadual de Artes Visuais RS, Porto Alegre 2016); Museu de Arte do Rio Grande do Sul/Margs, Porto Alegre (2015); Santander Cultural, Porto Alegre (2017); Espaço Maus- hábitos, Porto, Portugal (2015), MAC-RS, Porto Alegre (2017); Galeria Península, Porto Alegre (2018), MAR, Museu de Arte do Rio (2018). Pivô Arte e Pesquisa (2018). Sesc Santa Amaro (2018) Suas obras integram os acervos dos Museus: MAC-RS (Porto Alegre, Brasil), e MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil), MAC-Niterói (Rio de janeiro, Brasil), Coleção Santander Brasil (São Paulo, Brasil), além de coleções privadas. Foi a primeira residente do programa da residência do Instituto Adelina em São Paulo sob orientação curatorial do curador, Josué Mattos, no primeiro período de agosto à setembro (2018). Foi selecionada também para participar do programa de residência da Despina, no Rio de Janeiro no período de julho de 2019. Em novembro do presente ano, abre a exposição individual intitulada, “A Imperatriz”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, em Porto Alegre, resultado de três anos de intensa pesquisa em locais de poder na arte, como: Santander Cultural, MAC-Niterói, MAM- Rio e Parque Lage e Biblioteca Nacional.


PARA QUEM É ESTE CURSO?
Artistas em geral (Dança, Visuais, Teatro, Música, Artes do Corpo), pesquisadores, estudantes de história, filosofia, história da arte, sociologia e antropologia. Público em geral interessado no assunto.

O QUE VOU APRENDER?

  • A História da Sexualidade sob a perspectiva de Michel Foucault;
  • Pontos de encontro entre arte e erotismo, arte e sexualidade, arte e corpo;
  • Teoria de gênero (Judith Butler e Paul B Preciado);
  • O que é Biopoder?
  • Como se dá o controle dos corpos pelo estado;
  • A Importância da sexualidade como tema para a História da Arte
  • Como diferentes artistas em diferentes épocas trataram do tema em seus trabalhos

AO TERMINAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • Saber sobre a História da sexualidade de Michel Foucault, suas premissas principais e seus conceitos
    mais fundamentais;
  • Como se deu a relação entre sexualidade e arte em momentos da história;
  • Como atua o sistema e o estado sobre os corpos, e a produção artística
  • O que é Biopoder?
  • Artistas que se preocuparam com o tema em diferentes vertentes da arte ao longo dos séculos

INFORMAÇÕES
Data: 08, 15 e 22
Horário: das 19h às 21h
Local: Instituto Adelina – Rua Cardoso de Almeida 1285, Perdizes, São Paulo / SP
Investimento: R$ 225,00 
Formas de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito ou transferência bancária – parcelamentos 3 x R$ 75,00

Inscreva-se


VAGAS LIMITADAS
Materiais: todos os materiais estão inclusos no curso

Ficou com alguma dúvida?
Será um prazer conversar com você!
Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.