CURSO ONLINE | INTERPRETAÇÕES DA ARTE NO CONTEMPORÂNEO

 

SOBRE O CURSO

“Interpretações da Arte no contemporâneo” busca introduzir reflexões para artistas e pesquisadores produzirem conhecimento através da experiência com o sensível, abordando métodos filosóficos para interpretar uma obra de arte de diversas formas nos dias de hoje permeado pelas mídias digitais e questionamentos sobre arte, experiência, como estudar uma obra de arte, e a relação entre arte e mídia. As aulas serão conduzidas pelo professor e mestre em comunicação, Alan Campos Araújo.

 

PROGRAMA:

Aula 1:

O que significa experienciar uma obra de arte?

Aula 2:

As implicações para o lugar da arte no contemporâneo permeado pela banalização das imagens de obras de arte nas redes digitais.

Aula 3:

Como podemos partir da nossa experiência com a obra de arte para uma análise crítica?

Aula 4:

Ferramentas para artistas e teóricos organizarem seus trabalhos a partir dos conhecimentos adquiridos no curso e como produzir, por meio de técnicas da montagem e colagem, obras de arte em diálogo com o aparato midiático.

 

PARA QUEM É O CURSO?

Estudantes, professores, artistas e interessados no assunto. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Alan Campos Araújo, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação do CAC/UFPE sob a orientação do professor Eduardo Duarte, possui mestrado em comunicação (2019) e graduação em Comunicação Social/Cinema (2015). É professor visitante na Universidade Católica de Pernambuco (2019), atuando no curso de especialização Narrativas Contemporâneas da Fotografia e Audiovisual. É membro ativo do grupo de pesquisa filiado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, Narrativas Contemporâneas (https://www.instagram.com/narrativas_ppgcom/) desde 2017. Possui experiência na área de Comunicação e  Artes, História da Arte, História da Modernidade, Filosofia Hermenêutica, atuando nos seguintes temas: História do Cinema, Cinema Contemporâneo, Fim do Mundo, Experiência Estética, Arte e Mídia, Memória e Imagem, Fenomenologia hermenêutica, História das Religiões, Hermenêuticas Culturais, História do Pensamento Ocidental, Metodologias das Ciências Humanas.  Tem experiência na área de Cinema, especializando-se tanto na parte teórica – através da Crítica Cultural – quanto na parte prática, participando e realizando produções fílmicas.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 08, 10, 15 e 17 junho – terças e quintas feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200 – Professores da rede pública possuem condições especiais.

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.