CURSO | Imagens utópicas e sonhos de futuro: reflexões sobre a experiência do tempo e as produções culturais do presente

SOBRE O CURSO

Imagens utópicas e sonhos de futuro: reflexões sobre a experiência do tempo e as produções culturais do presente” apresenta uma proposta reflexiva acerca dos sonhos de futuro contemporâneos. A partir das expressões dos desejos de porvir da nossa atualidade, presentes nos mais diversos campos (cinema, literatura, tecnologia, projetos políticos, etc), procuraremos refletir sobre o que desejamos para o futuro da nossa sociedade. De que modo uma experiência própria com o tempo do porvir pode dar frutos a certas aspirações? Estaria a atualidade do tempo acelerado e do amanhã de catástrofes previstas e antecipadas reconfigurando a forma como imaginamos o futuro para a sociedade? Que outros sonhos foram sonhados nos futuros passados?

Durante os quatro encontros, discutiremos a partir de um conjunto de autores na tentativa de extrair caminhos para pensar sobre o futuro atual e abrir caminhos para além do cenário distópico do contemporâneo. Disparando problematizações a partir das produções culturais contemporâneas (e de outros momentos históricos), refletiremos teoricamente acerca das imaginações de futuro como possibilidade para pensar sobre os mais diversos aspectos da nossa sociedade.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Mirella Pessoa é Pesquisadora doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE, sob orientação da Profª Cristina Teixeira de Melo e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, onde apresentou o trabalho “Faces do futuro: imagens da velhice no regime de visibilidade contemporâneo”. Faz parte do grupo de pesquisa Imagem, Tecnologia e Subjetividade e é graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve pesquisa acerca dos sonhos contemporâneos de longevidade, onde se propõe a refletir sobre os desejos de futuro da atualidade e seus entrelaçamentos às tecnologias da imagem, da informação e da comunicação.

PROGRAMA

Aula 1 – 04.08: Sob os estilhaços do presente

O olhar sobre a atualidade a partir da perspectiva genealógica e das imagens dialéticas: pensar com as imagens enraizadas na história.

Aula 2 – 11.08: Temporalidades

A experiência do tempo e os modos de imaginar o porvir: reflexões sobre futuros presentes e passados.

Aula 3 – 18.08: Imagens que nos atravessam

As imagens e a produção de subjetividade nas reconfigurações dos desejos de futuro coletivos e individuais.

Aula 4 – 25.08: Futuro e Tecnologia

O estatuto das tecnologias de imagem e informação na produção de sonhos de futuro da atualidade: possibilidades utópicas ou armadilhas distópicas?

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Pesquisadores, acadêmicos, artistas, curiosos e inquietos sobre as questões da nossa sociedade

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 04, 11, 18 e 25 de agosto – quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.