CURSO ONLINE | História das Exposições e Curadorias

A peça de arte é comumente consumida como produto final, no entanto, ao longo do tempo, desenhou-se uma trajetória acerca das montagens das exposições, sua desenvoltura e design – um fator do mundo acadêmico tão importante quanto as obras: qual a melhor forma de absorver um compilado de peças? A partir dessa premissa básica, o curso visa esmiuçar esse trajeto analisando narrativas, abordagens e autores dos espectros nacional e internacional das exposições e curadorias no campo acadêmico.

PROGRAMA:

Encontro 1 – Algumas premissas do campo da História e Historiografia.

Encontro 2 –
As origens dos modelos expositivos a partir de uma perspectiva dos estudos sobre museus.

Encontro 3 –
Um desenho do campo a partir do Design de Exposições e os autores que inauguram a disciplina. Uma história elaborada a partir dos centros hegemônicos

Encontro 4 – Experimentação: o que é uma exposição? Estudos de casos 1

Encontro 5 – Experimentação: o que é uma exposição? Estudos de casos 2

PARA QUEM É ESSE CURSO
Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, produtores, designers, arquitetos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Mirtes Marins de Oliveira, é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da USP. É Pós-Doutora pela FE-USP. Curadora de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2014; de “Arte para todos! Liberação e Consumo”(Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto) e “especular”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018. Participou como autora, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall com texto sobre a recepção crítica da mostra. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Em 2019, realizou a exposição Comigo ninguém pode, coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins.

INFORMAÇÕES:

Datas: 30 de setembro, 07, 14, 21 e 28 de outubro – quartas-feiras 
Horário: das 19h às 21h
Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem não estiver presente.

Investimento: R$ 200,00 – 10 horas de curso 
Vagas limitadas. Inscrições pelo site Sympla

Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.