Curso: Poéticas visuais na América Latina

Este curso tenta tomar como motivo justamente esse imaginário sobre a formação dos artistas e a construção do latino-americano que não só pode ser observado na atividade visual, mas também na literatura.Tomemos, por exemplo, o caso do chamado Boom da narrativa latino-americana, nomeado pelo crítico uruguaio Emir Rodriguez Monegal, justamente desde Paris. Trata-se, pois, de observarmos a circulação de discursos entorno das práticas visuais que tentam articular um linguajar sobre uma arte propriamente latino-americana. É possível termos uma arte propriamente latino-americana? Não será essa dita arte uma conjunção maior de encontros e desencontros visuais com sensibilidades artísticas que transbordam as fronteiras identitárias? Assim sendo, onde radicaria a latino americanidade das expressões de arte cinética ou a Op. Art de um artista como Cruz Diez, por exemplo?Dentro de uma chamada história da arte latino-americana, como poderíamos ler os tagli de Lucio Fontana?Como lermos a fruição da Frida Kahlo pela arte votiva, sendo que encontramos manifestações visuais de inspiração votiva na Europa? Como poderíamos ler a paixão pelo trance labiríntico de Hélio Oiticica sem entendermos a cosmologia barroca sobre os labirintos?Estas reflexões estéticas serão acompanhadas por uma atividade crítica retumbante que, nas palavras do escritor cubano, José Lezama Lima, poderiam ser consideradas, em combinação com a Dona Gilda de Mello e Souza, como exercícios de leitura sobre a expressão americana.

 


PROGRAMA:

Aula 1 – Construções e Desconstruções: O problema do latinoamericano e a arte
Aula 2 – La maison da crítica: Marta Traba, Octavio Paz, Mario Pedrosa, Gilda Rocha de Mello e Souza, Jose Lezama Lima
Aula 3 – Rasgador de telas: Lucio Fontana, latinoamericano?
Aula 4 – Ícone pop ou artista: Frida Kalho encontra os ex-votos
Aula 5 – O artista em seu labirinto: Hélio Oiticica

BIBLIOGRAFIA GERAL : Será disponibilizada no primeiro encontro


PARA QUEM É ESSE CURSO
Estudantes, pesquisadores, professores. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Lilian Santiago Professora de Filosofia e Arte Contemporânea no Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP-Guarulhos. Atualmente desenvolve duas pesquisas: Em louvor da medida incerta: gordos, languidescestes e anoréxicos na arte, literatura e na arquitetura contemporâneas e Atlas e constelações:Afinidades entre Aby Warburg e Walter Benjamin. No semestre passado, ministrou um curso no Instituto Adelina sobre as temporalidades lutuosas na arte contemporânea.

INFORMAÇÕES:

Início: 08 de abril de 2020
Duração do curso: de 08 de abril a 06 de maio de 2020
Horário: quarta-feiras – das 19:30 às 21h30.
Local e endereço: Adelina Instituto – Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 350,00 – curso completo
Formas de pagamento: débito, boleto ou em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito.
Vagas: Limitadas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site

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