CURSO ONLINE: Arte e Psicanálise – O corpo na psicanálise e na arte contemporânea – Bispo do Rosário

O curso online visa pensar as políticas do corpo e efeitos oriundos de seu lugar na arte e na cultura. Se a arte é capaz de descentrar um tanto a psicanálise ao relembrar sua posição de produto cultural, fruto de uma época e seus destinos, a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica acerca das formas de inscrição no mundo e do lugar fulcral do corporal ativando o espaço entre o eu e o outro. 

A partir de seis artistas que trabalharam no corpo aquilo que se escreve- entre o singular e o comum – iremos atravessar a maneira que cada poética inscreve no mundo um corpo através da arte, ao mesmo tempo que abordaremos autores da psicanálise e da filosofia que se deixaram transformar pela incidência da arte lendo com ela as relações possíveis e impossíveis, movendo- se com a arte pelo campo da teoria e da vida. 

No segundo encontro o estudo será sobre Bispo do Rosário. Ele é considerado como um dos grandes artistas brasileiros e construiu toda sua obra durante o período em que esteve internado na Colônia Juliano Moreira no Rio de Janeiro. Sua obra se deu no diálogo que estabelece entre a arte e a loucura. Diagnosticado esquizofrênico paranóide, viveu recluso em torno de cinqüenta anos. Produziu uma arte movida pela incessante busca da retomada da razão que, contém em si uma poética surpreendente que trata questões do corpo. 

PARA QUEM É ESSE CURSO
Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio. 


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Bianca Coutinho é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

INFORMAÇÕES:

Início: 21 de maio de 2020
Horário: quinta-feira – das 18h às 19h30 
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
Investimento: R$ 70,00
Vagas: Limitadas
Importante: inscrições até um dia antes do dia do curso. Sujeito à lotação

Inscrições pelo site

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.