CURSO ONLINE | Ativismo curatorial: Curadoria como território de mudança
 

O curso tem por objetivo debater conceitos e pensamento em torno das chamadas novas curadorias, curadorias decoloniais e curadorias ativistas.
Serão apresentados autores, curadores e experiências curatoriais engajados em alastrar debates e narrativas contra-hegemônicas, questionando as estruturas de dominação, os lugares da representação e da apresentação, redefinindo as noções de margem e centro, de micro e macro, de global e local.
Em linhas gerais, vamos mostrar uma história da curadoria a partir de iniciativas que desafiaram os cânones das artes ocidentais, que buscaram horizontalidades, que questionaram exclusões, como as de gênero, regionais, étnico-raciais, classes, linguagens, entre outras. Trataremos a curadoria como espaço estratégico na construção de uma sociedade menos excludente.

PARA QUEM É ESSE CURSO
Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, produtores, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Luciara Ribeiro é educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas a descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). Já realizou diversas viagens a países europeus, africanos, norte-americanos e latino-americanos, com o intuito de estudar os acervos das artes africanas e afro-diaspóricas.

 

INFORMAÇÕES:

Início: 10, 17, 24 e 31 de agosto 
Horário: segunda-feira – das 19h às 21h
Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
Investimento: R$ 200,00 
Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.