HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES E DAS CURADORIAS: EXPERIÊNCIAS NO BRASIL A PARTIR DE 1960


 “Histórias das Exposições e das Curadorias: experiências no Brasil a partir de 1960” busca realizar uma trajetória crítica pelas exposições icônicas a partir de 1960 no Brasil mediante o contexto político, social e econômico. A ideia é desconstruir a própria categoria exposição através de experimentos alinhados ao debate artístico. As aulas serão conduzidas pela mestre e Doutora em Educação: História e Filosofia, Mirtes Marins de Oliveira


PROGRAMA:

1º aula – 02/12
Um panorama das experiências expositivas das vanguardas europeias e alterações na definição de “exposição”.



2º aula – 04/12
Estudos de caso anos 1960 e 1970 em contexto internacional e o surgimento do curador independente.



3º aula – 09/12
Estudos de caso: anos 1980 e 1990.



4º aula – 11/12
Estudos de caso: ações críticas expositivas 1.



5º aula – 16/ 12
Estudos de caso: ações críticas expositivas 2.




PARA QUEM É ESSE CURSO

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, produtores, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Mirtes Marins de Oliveiraé mestre e doutora em Educação: História e Filosofia. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pesquisadora Colaboradora na Faculdade de Educação da USP. É Pós-Doutora pela FE-USP. Curadora de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2014; de “Arte para todos! Liberação e Consumo”(Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto) e “especular”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018. Participou como autora, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall com texto sobre a recepção crítica da mostra. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Em 2019, realizou a exposição Comigo ninguém pode, coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 02, 04, 09, 11 e 16 de dezembro – quartas e sextas-feiras – das 19h às 21h
Duração do curso: 6 encontros – 12 horas de curso
Horário: 19h às 21h
Materiais: lápis, canetas e papéis

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.
Investimento: R$ 200 – 10 horas de curso
Vagas limitadas!
Oferecemos certificados

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