CURSO ONLINE: História da moda e das aparências no Brasil


 “História da moda e das aparências no Brasil” aborda através do contexto histórico-cultural e um olhar contemporâneo, as alterações nas roupas, na moda e na aparência a importância das trocas existentes ao longo dos séculos e das peças existentes em museus e instituições. As aulas pretendem introduzir os alunos ao universo da cultura vestimentar no Brasil, um país com diversos encontros de etnias, estéticas e influências. As aulas serão conduzidas pela Doutora e Mestre, Manon Salles.


PROGRAMA:

1º aula – 12.01
A criação de um imaginário brasileiro a partir dos viajantes; Os múltiplos encontros étnicos; Os corpos indígenas, a pintura corporal, seus adornos e valores culturais. Minas Gerais e a requintada joalheria crioula.


2º aula – 14.01

A chegada da Família Real portuguesa nos trópicos trazendo seus modos e a moda europeia.


3º aula
– 19.01
O mercado de moda na Corte do segundo reinado; A belle époque tropical. As revistas de moda trazendo novidades


4º aula
21.01
Casa Canadá; tecelagem Bangu promovendo o algodão brasileiro; os desfiles da Rhodia e Lívio Rangan. Sophia Jobim como precursora no ensino da indumentária e da moda.

5º aula
26.01
Os costureiros brasileiros da primeira geração e o início da cultura de moda no País; Dener, Clodovil e tantos outros. Brasilidade e protesto na moda de Zuzu Angel.


6º aula
28.01
A profissionalização do setor. O Jeans e a Moda praia. Novos criadores de uma moda autoral. O Brasil está na moda. Questões sobre brasilidade em um mundo globalizado no século XXI.


PARA QUEM É ESSE CURSO

Profissionais e estudantes de moda, artes cênicas, museologia, jornalistas, fotógrafos e todos interessados no estudo de moda enquanto cultura.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Manon Salles, é Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade, onde coordenou o Núcleo de Pesquisa Centro de Estudos da Moda na ECA USP. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, com cursos técnicos de estilismo de moda e história da arte realizados na França e na Itália. Atua como docente nos cursos de moda e artes em diversas universidades brasileiras. Nos últimos dez anos trabalha também como conservadora em acervos de moda do século XIX e XX e coordena o Seminário anual Moda: uma abordagem museológica, na Fundação Casa de Rui Barbosa.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de janeiro de 2021 – terças e quintas
Duração do curso: 12 horas de aula
Horário: 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.
Investimento: R$ 350
Vagas limitadas!

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.