CURSO ONLINE | História do Cinema

SOBRE O CURSO
O curso aborda desde a invenção do cinetoscópio e o surgimento do cinema mudo, passando pela engenhosidade do cinema sonoro, vertentes e movimentos estéticos mundiais até as incríveis inovações da era digital.
Em 8 aulas, vamos oferecer um panorama completo e acessível da história do cinema mundial. Aprendendo técnicas, aspirações e invenções de cada época, em diferentes países e por diversos cineastas que solidificaram e trabalharam para que sua mensagem e sua estética fossem transmitidas ao público cada vez mais admirado pela sétima arte e pela rica história que ela comporta.

 

PROGRAMA

10 de junho – Aula 1 – Filmes dos irmãos Lumière e Gerorge Meliès, na França.
Filmes de Thomas Edson e Edgar Porter, nos Estados Unidos.
12 de junho
– Aula 2 – A avant-garde francesa. Os filmes artísticos das vanguardas europeias. As novas formas da representação cinematográfica
17 de junho – Aula 3 – Cinema da União Soviética. O cinema da antiga União Soviética. Sergei Eisenstein. Vsevolod Pudovkin. Andrei Tarkovsky. Princípios da montagem no cinema soviético.
19 de junho – Aula 4 – A consolidação da linguagem cinematográfica. Início da narrativa clássica. O cinema clássico estadunidense de D. W. Griffith. A função do diretor.
24 de junho – Aula 5 – Cinema Alemão. O Expressionismo alemão. Os diretores F.W. Murnau, Fritz Lang e Robert Wiene.
26 de junho – Aula 6 – Neorrealismo italiano Nouvelle Vague (francesa). O cinema autoral.
01 de julho – Aula 7 – O cinema novo latino-americano. O modernismo chega à América Latina. O audiovisual contemporâneo.
03 de julho – Aula 8 – O cinema em outras mídias. O cinema e a literatura.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO

Roteiristas, dramaturgos, diretores, escritores, comunicadores, artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Davi Kinski, poeta e cineasta, formado pela Academia Internacional de Cinema é autor dos livros “Corpo Partido” (Ed. Patuá), “Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia” (Ed. Laranja Original), finalista do prêmio Jabuti de 2017. No cinema participou como ator do filme “Nome Próprio” (Dir. Murilo Salles) pelo qual foi indicado a melhor ator no Festival de Gramado em 2008. É autor dos projetos cinematográficos: Poemaria, Cineminha entre outros. Já ministrou aulas para instituições como Oficina Oswald de Andrade e desenvolveu curadorias para diversos festivais, entre eles a FLIP 2018 e o Festival Latino Americano de Cinema de Belo Jardim, entre outras ações.

INFORMAÇÕES:

Data: 10 de junho a 03 de julho 
Horário: quartas e sextas – das 19h às 21h
Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 250

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.