GRUPO DE ESTUDOS DE TEORIA DE MODA : A Moda e o seu Papel Social: classe, gênero e identidade

SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS

Esse grupo de estudos tem por objetivo a leitura orientada, a análise e a conceituação das principais publicações* da recente teoria de Moda nas áreas das ciências humanas.

Com encontros semanais, cada livro será discutido mensalmente, e o estudante-pesquisador poderá optar pelos encontros de apenas 01 (um) título ou pelos 04 (quatro) livros-encontros.

A ideia principal do grupo de estudos é orientar o estudante-pesquisador, ou apenas os interessados, para as leituras dos conceitos e ideias-chave das últimas publicações da área, e que possuem importância para a compreensão da Moda como fenômeno social, histórico e estético no contemporâneo.

 

PROGRAMA

LIVRO II: “A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas”, de Diane Crane (Editora Senac, 2006).  

Área de Estudo: Moda e sociologia.

Datas dos encontros: 21, 28 de setembro, 05 e 19 de outubro, quartas-feiras, das 19h às 21h.

 

PARA QUEM É ESSE GRUPO?

Interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de moda, artes e ciências humanas. 

 

AO PARTICIPAR DESTE GRUPO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

– Identificar as relações e os diálogos entre a Moda, a filosofia, a sociologia, a história social e a estética, a partir de leituras, discussões e orientações pelo docente dos principais livros da Teoria de Moda contemporânea;

– Aprender em como realizar a leitura estrutural dos capítulos que compõem os livros, identificando os conceito-chaves e facilitando a compreensão, sem perder a profundidade das análises;

– Acompanhar a recente tradição da Teoria de Moda nas áreas da psicanálise, da filosofia, da sociologia e da estética, contextualizando esses autores no panorama do contemporâneo, e as suas contribuições intelectuais aos recentes debates da Moda como fenômeno social e estético; 

 – Contextualizar os conceito-chaves dos livros em perspectivas da história da moda, dos acontecimentos e rupturas políticas, econômicas, sociais, artísticas e culturais.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SENAC FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Centro Universitário Belas Artes, MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, Sesc, entre outros. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

INFORMAÇÕES:

O Grupo de Estudos de Teoria de Moda conta com a orientação do docente para sugestões bibliográficas, filmografias e plantões de dúvidas via grupo de WhatsApp.

Datas: Quartas-feiras, das 19h às 21h

LIVRO II – 21, 28 de setembro e 05 e 19 de outubro, quartas-feiras, das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

Investimento: R$ 237

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175