GRUPO DE ESTUDOS | TEORIA DE MODA: A Cultura das Aparências

SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS

Esse grupo de estudos tem por objetivo a leitura orientada, a análise e a conceituação das principais publicações* da recente teoria de Moda nas áreas das ciências humanas.

A ideia principal é orientar o estudante-pesquisador, para as leituras dos conceitos e ideias-chave das últimas publicações da área, e que possuem importância para a compreensão da Moda como fenômeno social, histórico e estético no contemporâneo.

 

PROGRAMA

LIVRO III: “A cultura das aparências – Uma história da indumentária – séculos XVII e XVIII”, de Daniel Roche (Editora Senac, 2007). 

Área de Estudo: Moda e história social

Datas dos encontros: 09, 16, 23 e 30 de novembro, quartas-feiras, das 19h às 21h.

 

PARA QUEM É ESSE GRUPO?

Interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de moda, artes e ciências humanas.

 

AO PARTICIPAR DESTE GRUPO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

 

  • Identificar as relações e os diálogos entre a Moda, a filosofia, a sociologia, a história social e a estética, a partir de leituras, discussões e orientações pelo docente dos principais livros da Teoria de Moda contemporânea;
  • Aprender em como realizar a leitura estrutural dos capítulos que compõem os livros, identificando os conceito-chaves e facilitando a compreensão, sem perder a profundidade das análises;
  • Acompanhar a recente tradição da Teoria de Moda nas áreas da psicanálise, da filosofia, da sociologia e da estética, contextualizando esses autores no panorama do contemporâneo, e as suas contribuições intelectuais aos recentes debates da Moda como fenômeno social e estético;
  • Contextualizar os conceito-chaves dos livros em perspectivas da história da moda, dos acontecimentos e rupturas políticas, econômicas, sociais, artísticas e culturais.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SENAC entre outros. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP). Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

INFORMAÇÕES:

O Grupo de Estudos de Teoria de Moda conta com a orientação do docente para sugestões bibliográficas, filmografias e plantões de dúvidas via grupo de WhatsApp.

 

Datas: Quartas-feiras, das 19h às 21h

LIVRO III – 09, 16, 23 e 30 de novembro, quartas-feiras, das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

Investimento: R$ 237

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

*Observação: o livro não será disponibilizado na íntegra pelo docente, sendo a compra de responsabilidade do estudante-pesquisador. O professor apenas disponibilizará trechos selecionados para as discussões nos encontros.

 

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175