CURSO | FOTÓGRAFAS LATINO AMERICANAS

SOBRE O CURSO

Esse curso surgiu da necessidade de questionamentos dos feminismos eurocêntricos, da hegemonia da disseminação fotográfica focada apenas nesse eixo e da urgência de lançar um olhar sobre a fotografia contemporânea produzida na América Latina.

A intenção é contribuir para alargar os nossos repertórios visuais no território latino-americano através da difusão do trabalho de mulheres fotografas.

PROGRAMA:

28.10 – Aula 1: O que é a América Latina? O que á a fotografia latino-americana? Quais conceitos estão ligados a ela? Por que se faz necessário um recorte de gênero sobre o assunto? Breve introdução e discussão sobre o assunto e apresentação da produção de fotógrafas da América do Sul, com ênfase no Brasil.

04.11 – Aula 2: Imagéticas latino-americanas: continuação de apresentação da produção de fotógrafas da América do Sul.

11.11 – Aula 3: Imagéticas latino-americanas: coletivos fotográficos e plataformas e olhares sobre a produção de fotógrafas da América Central e América do Norte (México).

Para quem é esse encontro?

Pessoas interessadas em fotografia, no campo das artes e em aprender sobre mulheres na fotografia.

Materiais: Papel, lápis e caneta

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Ursula Jahn é fotógrafa e artista visual, graduada em fotografia pela UNISINOS. Reside em Montenegro – RS e atua como artista e oficineira, ministrando aulas na área de fotografia. Integrou a Mostra de Portfólio do 7º festival de Fotografia de Tiradentes em 2017, e foi selecionada para a Residência Artística do 12º Festival Internacional de Fotografia e Porto Alegre em 2019, foi integrante do coletivo Nítida – fotografia e feminismo entre 2019 e 2021 e realizou em 2020 uma palestra sobre Fotógrafas Brasileiras na SP-FOTO Viewing Room.
Também participou de diversos festivais de fotografia dentro do país, como 15º Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck de Araras/SP (2018), recebendo menção honrosa, do Valongo Festival Internacional da Imagem de Santos/SP (2018), do FOTOHAUS, Festival les Rencontres Internacionales de la Photographie em Arles na França (2019), Maré Foto Festival (2021) entre outros. Este ano participou do Mulheres em Residência, residência on-line destinada a fotografas emergentes de todo o Brasil, organizada pela galeria Ponto de Fuga.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 28 de outubro, 04 e 11 de novembro – quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 10 horas/aula

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 180

Vagas limitadas!
Emitimos certificados

Inscreva-se

 
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.