Encontro Online | Experiência do Corpo e Memória da Imagem

SOBRE O ENCONTRO

Corpo, memória e imagem são temas centrais em diversos momentos das histórias da arte. Entender as diversas maneiras como esses conceitos são abordados na contemporaneidade é o princípio desta conversa.
Os artistas Narciso e Vitor Narumi apresentarão suas pesquisas inseridas na exposição _Estados do corpo: experiência e presença_, na qual encontramos noções de corpo, memória e imagem, localizadas em um momento de exaustão da tela.

Com alguns materiais simples, o público será convidado à uma experimentação a partir do próprio corpo.
A mediação do encontro será feita pelo curador Diogo Barros.

    Separe os materiais:

  • 9 folhas sulfites
  • 1 fita adesiva (crepe, durex)
  • 1 caneta permanente

PARA QUEM É ESSE ENCONTRO?

Interessados em conversar sobre corpo, imagem e memória, maior de 16 anos.


SOBRE OS ARTISTAS

Narciso, é artista visual formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua poética perpassa espaços de discussão do corpo político e suas possíveis resistências dentro de um contexto que luta contra a hegemonização e castração das formas de existir em sociedade. Enquanto pessoa gorda e não-binária, seus trabalhos abordam o autorretrato de maneira fragmentada: utiliza-se de instalações têxteis as quais denomina “corpo-fofo”, explorando o desejo por meio do toque, do aperto e do preencher de vazios, reimaginando as formas de ser e de se relacionar no âmbito da desconstrução do padrão de beleza considerado “ideal” e como este é apenas fruto de uma exploração que visa capitalizar a vulnerabilidade de corpos dissidentes.
“Da garganta que enoza de repulsa pela dobra ao reflexo anguloso que agrada, sou terra a ser desbravada.”


Vitor Narumi, (Mogi das cruzes – SP, 1997) é pessoa trans e artista-pesquisador. Atualmente vive e trabalha no centro de São Paulo. Com bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é sexólogo em formação, tem se dedicado em sua pesquisa no âmbito da sexualidade e identidade.
Atuando como artista multimídia faz cruzamento entre instalação, performance, virtual e em dispositivos tecnológicos.
Participou de mostras e exposições coletivas na cidade de São Paulo.



Diogo Barros, é curador, artista e arte educador. Possui bacharelado em Arte: história, crítica e curadoria (PUC-SP). Atua no setor educativo do MIS, onde desenvolve pesquisas e práticas de mediação, ministra cursos livres de história da arte e escreve para revista ArtSoul. Foi curador das exposições Distorções meridionais I (apresentada no 29 Festival de Inverno de Garanhuns, PE, 2019) e Distorções II (apresentada na V Mostra de projeções Fotoativa em Belém, PA, 2019), Tensões contidas (2018) e A quem pertence a paisagem? (2017), ambas no campus da PUC Monte Alegre, em São Paulo.


INFORMAÇÕES:

Data: 16 de janeiro, sábado

Horário: das 15h às 16h30

Local e endereço: Online, ao vivo, pela plataforma zoom. O link será disponibilizado um dia antes do encontro.Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site Zoom

Emitimos certificados

Atividade gratuita.

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.