Encontro Online | Encerramento da exposição

SOBRE O ENCONTRO

Nesse encontro os artistas Fernanda Braz Lage, Narciso, Raquel Cutin e Vitor Narumi e os curadores André Fernandes e Diogo Barros conversam com o público sobre o processo de criação e organização da exposição “Estados do Corpo: experiência e presença” que faz parte do Programa de Incentivo a Jovens artistas e curadores. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Adelina no Youtube e será possível fazer perguntas através do chat.

 

PARA QUEM É ESSE ENCONTRO?

Interessados em conversar sobre arte contemporânea


SOBRE OS ARTISTAS

Fernanda Braz Lage (Coronel Fabriciano – MG, 1994) artista-pesquisadora. Atualmente vive e trabalha entre Brasília e São Paulo. Com bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e curso de extensão universitária Gestos da Escrita pela Casa Tombada (ambos em 2019), tem se dedicado aos desdobramentos da escrita e da comunicação no âmbito visual. Sua atuação em artes visuais está baseada nos cruzamentos entre performance, fotografia, vídeo, poesia e instalação. É idealizadora do projeto Fenda, um espaço de conversas entre artistas, no formato de podcast, trocando experiências e relatos sobre a criação de trabalhos, servindo também como plataforma online de pesquisa e difusão de discursos acerca da obra de arte em sua construção. Participou de mostras e exposições coletivas em São Paulo e Fortaleza. A sua mais recente atuação foi na mostra Empena (2020), realizada pela Lona Galeria, São Paulo.

Narciso é artista visual formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua poética perpassa espaços de discussão do corpo político e suas possíveis resistências dentro de um contexto que luta contra a hegemonização e castração das formas de existir em sociedade. Enquanto pessoa gorda e não-binária, seus trabalhos abordam o autorretrato de maneira fragmentada: utiliza-se de instalações têxteis as quais denomina “corpo-fofo”, explorando o desejo por meio do toque, do aperto e do preencher de vazios, reimaginando as formas de ser e de se relacionar no âmbito da desconstrução do padrão de beleza considerado “ideal” e como este é apenas fruto de uma exploração que visa capitalizar a vulnerabilidade de corpos dissidentes.

“Da garganta que enoza de repulsa pela dobra ao reflexo anguloso que agrada, sou terra a ser desbravada.”

Raquel Cutin é artista visual. Nascida em 1993, reside e trabalha da cidade de São Paulo. Tem formação em fotografia pela Escola Panamericana de Artes e Design e em 2019 concluiu o bacharelado em Artes Visuais, Pintura, Gravura e Escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. 

Participou da exposição de fotografia  À Procura de um Centro no ano de 2015, curada por Rosely Nakagawa e da exposição coletiva Nosso Olhar é Caminho, no Museu Belas Artes, em 2019.

Vitor Narumi (Mogi das cruzes – SP, 1997) é pessoa trans e artista-pesquisador.  Atualmente vive e trabalha no centro de São Paulo. Com bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é sexólogo em formação, tem se dedicado em sua pesquisa no âmbito da sexualidade e identidade. 

Atuando como artista multimídia faz cruzamento entre instalação, performance, virtual e em dispositivos tecnológicos.

Participou de mostras e exposições coletivas na cidade de São Paulo. 

 

Sobre os curadores

André Fernandes é curador, escritor e editor. Possui bacharelado em Arte: história, crítica e curadoria (PUC-SP) e é mestrando em filosofia (USP). Realizou curadorias no JAMAC (O sul está em toda a parte, 2016), na Funarte (Corpos que percorrem um espaço divido, 2017), Galeria Quarta Parede (underconstrution, 2018 e A mão e o tempo, 2019), no Espaço Piratininga (Ovulogênese, 2019). Produziu textos críticos disponíveis em https://medium.com/@andreaureliano.

Diogo Barros é curador, artista e arte educador. Possui bacharelado em Arte: história, crítica e curadoria (PUC-SP). Atua no setor educativo do MIS, onde desenvolve pesquisas e práticas de mediação, ministra cursos livres de história da arte e escreve para revista ArtSoul. Foi curador das exposições Distorções meridionais I (apresentada no 29 Festival de Inverno de Garanhuns, PE, 2019) e Distorções II (apresentada na V Mostra de projeções Fotoativa em Belém, PA, 2019), Tensões contidas (2018) e A quem pertence a paisagem? (2017), ambas no campus da PUC Monte Alegre, em São Paulo. Atualmente, é curador participante do Programa de Incentivo a Jovens Artistas e Curadores 2020 do Adelina Instituto.

 

INFORMAÇÕES:

Data: 30 de janeiro, sábado

Horário: 15h

Local: Transmissão ao vivo pelo canal do Adelina Instituto no Youtube.
Acesse: www.youtube.com/c/AdelinaInstituto

Atividade gratuita.

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.