CURSO ONLINE | Entre o pintar e o vestir: olhares, indumentárias e representações negras

SOBRE O CURSO
Quais são os pontos de intersecção que podem ser observados entre o ato do vestir e as representações de corpos negros em algumas histórias da arte? Partindo desse questionamento, o curso dividido em duas aulas, tem por objetivo iniciar discussões acerca das relações entre indumentária, representação e corpo por meio de obras ora de artistas europeus e brancos, ora de artistas negras como Maria Auxiliadora, Rosana Paulino e Elizabeth Colomba, que trazem em diferentes dimensões de suas obras, muitas vezes extrapolando o universo da pintura, elementos de vestimentas, costuras e de memórias que são criadas e vestidas em corpos negros femininos.

PROGRAMA

Aula 1 – Ela pinta como se estivesse bordando: vestimentas e religiosidades na obra de Maria Auxiliadora.
Aula 2 – As costuras das memórias: representações negras femininas em obras de Rosana Paulino e Elizabeth Colomba.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessadas em aprender, dialogar e revisar perspectivas da história da arte e das artes produzidas por africanos. Não é necessário conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Hanayrá Negreiros é pesquisadora e educadora em moda, história cultural e curadoria, mestra em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem como principais focos de estudo, estéticas afro-brasileiras e africanas que se manifestam através da indumentária, das religiosidades e memórias de família.

INFORMAÇÕES:

Data: 28 e 29 de maio 
Horário: quinta e sexta-feira – das 19h às 20h30
Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 100,00 

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.