CURSO | ENTRE DOBRAS E CORTES: O LIVRO DE ARTISTA E SEUS (DES)LIMITES

SOBRE O CURSO

O que é livro de artista? Quais diálogos são possíveis de traçar entre as linguagens artísticas tendo o livro como suporte? A intersecção entre literatura e arte não é de hoje, são séculos de encontros e desencontros.

Neste curso será apresentado esse percurso e seus possíveis desdobramentos dentro da arte contemporânea, apresentando pesquisas, produções do universo dos livros de artista com reflexões teórico-práticas a partir da relação que há entre dobras e cortes de uma superfície plana como espaço-tempo da narrativa. Por meio de práticas, o discente construirá livros inusitados enquanto reflete sobre conceitos importantes na contemporaneidade.

 

PROGRAMA:

25.11 – Aula 1: O que é livro de artista? | Proposta 1: Formato Sanfona (simple accordion).

02.12 – Aula 2: Intersecções entre arte e literatura: antes do livro de artista |Proposta 2: Sanfona Sinuosa (snake accordion).

09.12 – Aula 3: Possibilidades gráficas | Proposta 3: Dobras e cortes (book folding).

16.12 – Aula 4: Aula 4: Livros de artista e livros-objetos.

 

Para quem é esse encontro?

Esse curso é direcionado ao público interessado em artes, design e literatura, o qual busca na intersecção dessas áreas, espaço para produção de obras contemporâneas e reflexões acerca das narrativas visuais.

Materiais: Papel, lápis e caneta

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Fabiola Notari é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde lecionou de 2012 a 2020. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Ambas as iniciativas são apoiadas e realizadas na Casa Contemporânea, espaço multidisciplinar localizado no bairro de Vila Mariana em São Paulo-SP. Seus principais objetos de estudos são o livro de artista, as práticas voltadas à linguagem gráfica – desenho, gravura e fotografia – e proposições interdisciplinares que mesclam cinema (audiovisual) e as artes visuais. Também oferece com frequência orientações individuais de projetos artísticos.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: de 25 de novembro a 16 de dezembro – quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Vagas limitadas!
Emitimos certificados

Inscreva-se

 
Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.