Programação Paralela | Encerramento da exposição

Roda de conversa com o artista Dirnei Prates, o crítico de fotografia Ronaldo Entler e o curador Mario Gioia

 


Programação: Encerramento da exposição “Filme Fátuo”
Roda de conversa com o artista Dirnei Prates, o crítico de fotografia Ronaldo Entler e o curador Mario Gioia

Artista, crítico e curador conversam com o público sobre o processo de criação e organização da exposição “Filme Fátuo”. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Adelina no Youtube e será possível fazer perguntas através do chat.


Apresentação “sem título”, com Eric Frizzo

Sem título é um trabalho de interferência sonora que parte de um projeto de uma composição feita com instrumentos de música eletrônica, sampler e sintetizadores.


Sobre o artista

Dirnei Prates Vive e trabalha em Porto Alegre. Desde 2007, utiliza apropriações em seus trabalhos em vídeo e fotografia, procurando nestas imagens, absorvidas quase sempre do seu entorno imediato, alguns padrões que evidenciem suas contradições, suas possibilidades de subleituras e interpretações pessoais.
Desde 2006, atua no coletivo “Cine Água” em parceria com o artista Nelton Pellenz.
Participa do MAC Encontra os Artistas, promovido pelo grupo de estudos em crítica e curadoria do Departamento de Artes Plásticas da USP, recebe indicação ao Prêmio PIPA, e é um dos dez artistas destaque da Bolsa Iberê Camargo 2012. Em 2017. publica “olhos vermelhos” através da Editora Moinho Edições Limitadas. Em 2018, realiza a residência artística Torus, em Caxias do Sul/RS.Entre as exposições coletivas participa da 10ª Bienal do Mercosul-Mensagens de uma Nova América- Santander Cultural/RS, Caixa Preta – Fundação Iberê Camargo/RS, 32ª e 33º Salão Arte Pará, Museu do Estado do Pará/PA, entre outras.
Representado pela galeria Gestual.


Sobre o crítico

Ronaldo Entler É pesquisador e crítico de fotografia, mestre em Multimeios pelo IA-Unicamp, doutor em Artes pela ECA-USP, professor dos cursos de Artes e de Comunicação da FAAP, editor do site Icônica e colunista do site da Revista Zum, do Instituto Moreira Salles. É autor do livro Diante da Sombra (Confraria do Vento, 2018), coletânea de contos que giram em torno da fotografia


Sobre o curador

Mario Gioia Curador independente e crítico de arte, é graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).
Em 2016, a mostra Topofilias, com sua curadoria, no Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, foi contemplada com o 10º Prêmio Açorianos, categoria desenho. De 2011 a 2016, coordenou o projeto Zip’Up, na Zipper Galeria, destinado à exibição de novos artistas e projetos inéditos. Na feira ArtLima 2017 (Peru), assinou a curadoria da seção especial CAP Brasil, intitulada Sul-Sur, e fez o texto crítico de Territórios forjados (Sketch Galería, 2016), em Bogotá (Colômbia). Em 2018, assinou a seção curatorial dedicada ao Brasil na feira Pinta (Miami, EUA) e a curadoria de Esquinas que me atravessam, de Rodrigo Sassi (CCBB-SP). Em 2019, iniciou o projeto Perímetros no Adelina Instituto, em SP, dedicado a artistas ainda sem mostras individuais na cidade, que contou com exposições de João Trevisan (DF), Lara Viana (BA) e Claudia Hamerski (RS).
É colaborador de periódicos de artes como Select e foi repórter e redator de artes visuais e arquitetura da Folha de S.Paulo de 2005 a 2009. Integrou o grupo de críticos do Paço das Artes desde 2011, instituição na qual fez o acompanhamento crítico de Luz Vermelha (2015), de Fabio Flaks, Black Market (2012), de Paulo Almeida, e A Riscar (2011), de Daniela Seixas. Foi crítico convidado de 2013 a 2015 do Programa de Exposições do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e fez, na mesma instituição, parte do grupo de críticos do Programa de Fotografia 2012. Em 2015, no CCSP, fez a curadoria de
Ter lugar para ser, coletiva com 12 artistas sobre as relações entre arquitetura e artes visuais. Já fez a curadoria de mostras em cidades como Brasília (Decifrações, Espaço Ecco, 2014), Porto Alegre (Ao Sul, Paisagens, Bolsa de Arte, 2013), Salvador (Fragmentos de um discurso pictórico, Roberto Alban Galeria, 2017) e Rio de Janeiro (Arcádia, CGaleria, 2016), entre outras.


Sobre o artista e DJ

Eric Frizzo Vive e trabalha em São Paulo é formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Participou de exposições coletivas como: 35 Anual de Arte, FAAP (FAAP 2003) 37 Anual de Arte, FAAP (FAAP 2005) Mostravideo, Itaú Cultural (São Paulo 2007) Comunismo da Forma, Galeria Vermelho (São Paulo 2007) Ctrl c recortar Ctrl v colar, Sesc Pompéia (São Paulo 2007). Ateliê Fidalga no Paço das Artes, paço das artes (São Paulo 2010) Boite Invaliden, Invaliden1(Berlin 2011) Friends of AGORA, AGORA (Berlin 2011) Coletiva, Galeria Ímpar (São Paulo 2011) e expôs individualmente na Galeria Comtempo (São Paulo 2013), com o título Espelho. Como DJ, atua com Arjana Vrhovac (Sérvia), apoiando-se em sua formação multicultural. Com residencia no clube paulista D-Edge e com discografia que inclui:1 album (As above so below, Rhizome rec/ Seattle EUA ), 3 EPs (Alone in Patagonia /Future scope (BR), Pannonian Sumare/Cabana music (BR), Just an Illusion feat Marko Nastic/Easy Tiger (SER ).


PARA QUEM É ESSE ENCONTRO?

Professores, estudantes e interessados no assunto, a partir de 12 anos.

INFORMAÇÕES:

Data: 05 de dezembro, sábado, às 14h

Local: Transmissão ao vivo pelo canal do Adelina Instituto no Youtube.

Investimento: Gratuito

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812-3175.

Ficou com alguma dúvida?
Será um prazer conversar com você!
Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.