CURSO | ELAS ESTÃO AQUI: MULHERES ARTISTAS, PREOCUPAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

SOBRE O CURSO

Elas estão aqui: mulheres artistas, preocupações contemporâneas” dá prosseguimento às pesquisas de revisão e reescrita da história da arte, ampliando os debates sobre os apagamentos e invisibilidades das artistas mulheres ao longo das narrativas oficiais. Caminhando em direção à produção contemporânea, teremos como foco o período entre-guerras e depois da II G.M. Nossa abordagem, no entanto, será um pouco distinta dos módulos anteriores: para este curso propomos não seguir estruturas históricas tradicionais, mas apresentar as artistas por meio de assuntos que reiteradamente atravessaram suas produções. Esses conjuntos temáticos são complexos e cheios de camadas que aproximam as artistas

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Julia Lima É graduada em “Arte: História, Crítica e Curadoria” pela PUC-SP. Integrou o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake por três anos. Foi júri do Prêmio EDP 2016, da 1ª edição do programa de residência do Adelina Instituto e coordenou a 2ª edição do mesmo programa. Foi curadora das coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”; “Formas de Voltar para Casa”; “Ministério da solidão”; e “Ninguém vai tombar nossa bandeira”. Fez também a curadoria de diversas individuais, incluindo as de Kitty Paranaguá (MCB), Felippe Moraes (FIESP), Élle de Bernardini (Verve Galeria), Bruno Novaes (Casa do Olhar) e Carlos Monroy (OC Oswald de Andrade). Coordena a área de pesquisa e curadoria da Simões de Assis Galeria e, atualmente, também conduz a pesquisa “Elas Estão Aqui”, dá cursos de história da arte, colabora com veículos especializados e realiza acompanhamento de artistas.

 

PROGRAMA

Aula 1- 12.08 – Femininos, feminismos

Aula 219.08 – Reescrevendo a história, recuperando a voz

Aula 326.08 – Corpo político

Aula 402.09 – Políticas do corpo

Aula 509.09 – Destruição e reconstrução de identidades

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, professores, interessados no assunto. Não é necessário ter participado dos módulos anteriores.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 12, 19, 26 de agosto e 02 e 09 de setembro – quintas-feiras.

Duração: 10 horas de curso

Horário: das 10h30 às 12h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 250

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.