CURSO ONLINE | INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE PELAS ARTISTAS MULHERES – MÓDULO 1

SOBRE O CURSO

 “Introdução à história da arte pelas artistas mulheres – módulo 1” busca introduzir a história da arte através da perspectiva de artistas mulheres. O curso foi desenvolvido a partir do ensaio teórico de Linda Nochlin, que afirma que não devemos nos perguntar porque não existiram grandes artistas mulheres , mas sim quem são e onde elas estão. As aulas serão conduzidas pela curadora e pesquisadora, Julia Lima.

 

 PROGRAMA:

Aula 1 – 01/04 – Introdução: reescritas 

Aula 2 – 08/04 – Entre o renascimento e o barroco: redescobertas

Aula 3 – 15/04 – As primeiras acadêmicas

Aula 4 – 22/04 – Mulheres impressionistas

Aula 5 – 29/04 – Mulheres expressionistas

 

PARA QUEM É O CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

 SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Julia Lima é curadora e pesquisadora, graduada em “Arte: História, Crítica e Curadoria” pela PUC-SP. Participou da Summer School do Courtauld Institute, Londres, em 2009. Foi educadora da Fundação Bienal de São Paulo e integrou o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Foi júri de diversas premiações, incluindo o Prêmio EDP, e curadora da 2ª edição do programa de residência do Instituto Adelina. Seus principais projetos curatoriais incluem as coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”; “Formas de Voltar para Casa”; e “Ministério da solidão”; e as individuais de Kitty Paranaguá (MCB), Felippe Moraes (FIESP), Élle de Bernardini (Verve Galeria), Bruno Novaes (OMA e Casa do Olhar) e Carlos Monroy (OC Oswald de Andrade). Atualmente conduz a pesquisa e o curso “Elas Estão Aqui” – uma reescrita da história da arte por artistas mulheres –, dá cursos de história da arte, colabora com veículos especializados, e realiza acompanhamento de artistas no “Núcleo de Discussão e Construção em Artes Visuais”.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Data: De 01 a 29 de abril – quintas-feiras

Horário: das 10h30 às 12h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

 

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 250

Vagas: Limitadas
Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.