DISCUSSÃO E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO

Sobre a oficina

“Discussão e Construção de Portfólio” serão 4 encontros para criar um espaço de diálogo sobre a apresentação de trabalhos nas artes visuais, debater os possíveis formatos e elementos constitutivos essenciais com referências e exercícios que buscam ajudar os artistas a enfrentarem as questões práticas envolvidas em seus processos criativos. A oficina será conduzida pelo artista e educador Bruno Novaes, e a curadora e pesquisadora Julia Lima.

 

PARA QUEM É ESSA OFICINA?
Artistas, estudantes, professores e interessados em discutir e construir portfólios.


SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR
Bruno Novaes,é artista e educador. Tem licenciatura em Arte, pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, e especialização em Artes Visuais, pela UNESP. Possui obras no acervo do MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, e em diferentes cidades por meio de prêmio aquisição em salões de arte. Apresentou exposições individuais na Temporada de Projetos do Paço das Artes e na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Participou da 33a Bienal de Arte de São Paulo como artista residente na obra de Mark Dion. Premiado pela editora Lamparina Luminosa, publicou o livro Alugo para rapazes, lançado na SPARTE. Integra o Práticas Compartidas, grupo de pesquisa e produção em arte e educação, coordenado por Fábio Tremonte. Em 2020 inaugurou Desenho Livre, obra pública instalada na cidade de São Paulo, foi premiado na bolsa-residência internacional ACHO – arquivo coleções de histórias ordinárias e selecionado para a 21a Bienal Internacional de Arte de Cerveira e para o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

Julia Lima,é curadora e pesquisadora, graduada em “Arte: História, Crítica e Curadoria” pela PUC-SP. Participou da Summer School do Courtauld Institute, Londres, em 2009. Foi educadora da Fundação Bienal de São Paulo e integrou o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Foi júri de diversas premiações, incluindo o Prêmio EDP, e curadora da 2ª edição do programa de residência do Adelina Instituto. Seus principais projetos curatoriais incluem as coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”; “Formas de Voltar para Casa”; e “Ministério da solidão”; e as individuais de Kitty Paranaguá (MCB), Felippe Moraes (FIESP), Élle de Bernardini (Verve Galeria), Bruno Novaes (OMA e Casa do Olhar) e Carlos Monroy (OC Oswald de Andrade). Atualmente conduz a pesquisa e o curso “Elas Estão Aqui” – uma reescrita da história da arte por artistas mulheres –, dá cursos de história da arte, colabora com veículos especializados, e realiza acompanhamento de artistas no “Núcleo de Discussão e Construção em Artes Visuais”.

INFORMAÇÕES:

Data: 26, 27, 28 e 29 de janeiro – terça, quarta, quinta e sexta-feira

Horário: das 10h30 às 12h30

Materiais: lápis, canetas e papéis

Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site Zoom

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 200

Professores da rede pública possuem condições especiais.

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.